O filme Miracle Mile é uma comédia romântica situada nos Estados Unidos na década de 80, onde Harry encontra sua mulher dos sonhos em um museu, e, ao se atrasar em um encontro, ele recebe um telefonema de forma aleatória em uma cabine telefônica do restaurante em que seu amor trabalhava. Nesse telefonema havia uma pessoa dizendo que havia se iniciado a Terceira Guerra Mundial, uma guerra nuclear de nível mundial, que iria acabar com o mundo.
E então, em um piscar de olhos, o filme vira o tabuleiro e se torna uma grande fuga conspiratória para a sobrevivência dos poucos que vão sobrar da humanidade, em que do mesmo jeito que o universo surgiu com uma explosão, o mundo deles acabaria com uma. O filme traz a todo momento o ideal estereotípico de um amor idealizado, em que em algum momento da sua vida você encontrará seu par perfeito para viver sua vida perfeita, assim como um American Dream. Onde o protagonista fará de tudo para estar junto de sua amada, independentemente do que aconteça.
Se prestarem atenção no momento histórico em que o filme se passa, é genial pensar na forma que eles abordam o sentimento social da época, de um constante perigo invisível que ninguém conseguiria prever, a Guerra Fria. Que a qualquer momento nesse momento de suspense, poderia se tornar em uma grande catástrofe, em que os dias comuns que os cidadãos americanos viviam, iria se cessar. Um mundo que estava com suas horas contadas, o tic tac do relógio tocava com um frenesi da população aproveitando seus últimos momentos de vida ou correndo para uma impossível sensação de que eles conseguiriam sobreviver.
Em um momento como este, o que você mais poderia esperar das pessoas é a benevolência e haver bem feitores para ajudar uns aos outros. Mas apenas a pura selvageria reina no mundo em um momento de desespero, um intervalo de tempo que para o outro, cada segundo contava, e os grandes líderes desistiram da salvação e de sua população: a única solução foi pegar os grandes intelectuais e entidades existentes no mundo para se refugiarem na Antártida.
Quem diria que um acontecimento trivial como atrasar para o encontro da sua garota amada desencadearia a triste realização que seria o fim do mundo. Logo quando você acha a pessoa certa para se viver o resto da vida junto, seria interrompido pela triste realidade do destino de que você apenas poderia viver mais poucas horas junto à pessoa que você jurou amar a eternidade.
Vemos todos os tipos de pessoas passando em nossas frentes ao longo dessa estória. Pessoas amarguradas com o que fizeram com suas vidas; que só naquele momento perceberam o que era realmente importante para elas: buscar o que era mais precioso dentro delas. E os nossos protagonistas que, ao fim de suas vidas, apenas desejavam estar como dois fosseis extintos um ao lado do outro.