O maior efeito borboleta a ser conhecido: um homem, abalado após o ataque de 11 de setembro as torres gêmeas, decide criar uma banda chamada “My Chemical Romance”, que afetou diretamente milhares de pessoas, sendo uma delas a escritora de Crepúsculo, que referencia as músicas do grupo na playlist do sua série de livros bestsellers. Os livros de vampiros e lobisomens levaram a uma das primeiras fanfics a serem viralizadas no mundo: Cinquenta Tons de Cinza.
Fanfics muitas vezes são menosprezadas pelo público, como se não fossem “livros de verdade” sendo que algumas que já li (sim, estou admitindo isso publicamente) são bem melhores que vários livros que mergulhei, tanto em questão de qualidade da escrita, quanto em desenvolvimento de história.
Por isso mesmo, vim aqui trazer uma lista de livros que talvez, ou não, vocês saibam que em seu começo eram fanfics, mas logo viraram best sellers mundiais:
- The Love Hypothesis – Star Wars
O best seller, escrito por Ali Hazelwood, era inicialmente uma fanfic entre Rey e Kylo Ren, personagens de Star Wars. O livro viralizou nas redes sociais e logo os fãs levantaram teorias por causa da aparência dos personagens.
- After – One Direction
Originalmente sendo uma fanfic de One Direction, After tinha como seu personagem principal Harry Styles, que foi transformado em Hardin Scott quando o livro foi publicado oficialmente pelo próprio Wattpad em 2014. Na época, o cantor chegou a colocar uma ordem restritiva entre ele e a escritora, inclusive porque a fanfic, extremamente erótica e problemática, foi escrita enquanto ele ainda era menor de idade.
- Os Instrumentos Mortais e Shadowhunters – Harry Potter
A série de livros de ficção e fantasia foi inspirada em uma da mesma liga: Harry Potter. Apesar da própria autora nunca ter publicado sua história no Wattpad, ou em qualquer outro site de fanfics, ela nunca tentou esconder que essa história foi baseada nos livros famosos.
- The Kiss Quotient – Uma Linda Mulher
O livro de Helen Hoang não é necessariamente uma fanfic, mas sim uma releitura do filme de Julia Roberts “Uma Linda Mulher”, onde uma jovem autista contrata um acompanhante de luxo para ensina-la sobre sexo, o que inverte e tranforma, de uma certa forma, a obra original. P.S.: recomendo.
- Kulti – Crepúsculo
Escrito por Mariana Zapata, Kulti é um romance passado no mundo do futebol, no qual a jogadora tem como treinador o seu crush e ídolo de infância. Apesar de muitas diferenças com a obra que foi inspirada, o livro é uma fanfic de Crepúsculo.
EXTRA: Red White and Royal Blue – The Social Network
Há uma teoria na internet que anda viralizando sobre o livro bestseller e recém transformado em filme pela Prime Video, teorizando que, na verdade, se trata de uma fanfic entre os personagens de Jesse Eisenberg e Andrew Garfield em “The Social Network”. Ela se baseia na possibilidade em que a autora do livro possa ter uma conta no AO3, onde há uma fanfic antiga do filme muito parecida com o atual livro da própria escritora, apesar de nada ter sido confirmado por Casey McQuiston.