É fácil lembrarmos de filmes com efeitos especiais espetaculares. Filmes como Avatar, Inception, Rogue One, Transformers, Guardiões da Galáxia, Avengers, Hobbit, entre outros, apresentam efeitos que encantam e trazem a total atenção do telespectador para a cena computadorizada e fantasiosa. Conseguimos perceber quando não há de fato uma explosão ou uma criatura gigante e que a cena é criada através de CGI, o famoso fundo verde. Porém, pouco percebemos quando os efeitos são destinados a detalhes que passam despercebidos, mas que deixam o filme com uma áurea diferente. Um dos maiores mestres do CGI pouco usa a tecnologia em cenas espetacularmente bangunçadas e animadas, mas sim em detalhes que melhoram infinitamente a experiência do telespectador. Conheça um pouco mais sobre David Fincher.
David Fincher cresceu junto com a tecnologia CGI, trabalhando em Star Wars VI: O Retorno de Jedi quando era mais novo, e já dirigiu filmes como Clube da Luta, Seven, A Rede Social, Zodíaco, O Curioso Caso de Benjamin Button, entre outros.
Uma das grandes marcas do diretor é a ambientação. David sempre procura produzir um ambiente com maior adequação possível com a época em que o filme se passa ou com a situação, sempre posicionando a câmera de forma que o telespectador tenha total noção em onde ele se encontra. A cena abaixo de Clube da Luta mostra exatamente isso. Como o efeito gráfico em CGI é utilizado em detalhes que explicitam a distância entre cada objeto e personagem.
https://www.youtube.com/watch?v=Dlpr6CnKDFM
Fincher também utiliza muito efeito visual CGI em cenas que aparentemente não há motivo para ser utilizado, mas que deixam a cena mais coerente com o todo do filme. O diretor é maníaco por detalhes perfeitamente encaixados no contexto e por isso cada take é filmado muitas vezes, que variam de 20 tentativas até 60. Como muitas vezes a continuação de uma mesma cena acaba sendo filmada em dias diferentes, o diretor usa efeitos visuais em cada detalhe. A falha na franja do cabelo da personagem em “The Girl With The Dragon Tatto” é um bom exemplo que mostra como o efeito visual é extremamente importante para a construção da personagem. Todas as cenas que apresentam essa falha no cabelo são resultado de efeitos visuais, que aparentemente parecem bobos mas que fazem uma grande diferença.
O mesmo acontece em quase todos os filmes de David Fincher. Em “Zodiac”, que se passa em São Francisco nos anos 1960, o diretor gravou praticamente o filme inteiro em estúdio, recriando São Francisco antiga inteira em CGI, pois não queria nenhum elemento anacrônico no filme e nenhum resquício de uma atmosfera contemporânea.
Conheça um pouco mais da magia dos efeitos visuais de David Fincher no vídeo abaixo produzido por Kaptain Kristian.
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