Sinapse por Lucas Youssef, 09/03/2010
Foi semana passada. A primeira exibição. E enquanto Alice entrava pela toca do coelho os cinéfilos de todo o mundo entravam em uma verdadeira crise de ansiedade aguardando as primeiras impressões do filme, que estará disponível em 3D e em IMAX 3D. No IMDB, site norte-americano especializado em cinema, pouco antes da estréia a popularidade do filme teve crescimento de 200% em relação a semana anterior. Haja ansiedade!
Mas não é para menos. O filme de Tim Burton faz uma releitura das histórias de Alice (Alice no País das Maravilhas e Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll), uma das personagens mais intrigantes da literatura universal, criando um episódio totalmente novo. E como não poderia deixar de ser, estão presentes o humor peculiar, o clima oscilante entre o sombrio e o tecnicolor, e a originalidade que são características marcantes do cineasta. O roteiro ficou por conta de Linda Woolverton – uma das responsáveis pelos roteiros de dois dos maiores sucessos dos estúdios de Walt Disney, A Bela e a Fera e O Rei Leão – e o elenco estrelado conta com Johnny Depp e Helena Bonham Carter, dois atores que sempre conseguem inovar em suas mais do que famosas parcerias com Burton, e também Anne Hathaway, Alan Rickman e a novata Mia Wasikowska, que já é apontada como uma das jovens atrizes mais promissoras de Hollywood.
Depp deve roubar a cena mais uma vez. Famoso por seus papéis adoravelmente excêntricos (boa parte ao lado de Tim Burton), o ator traz agora o Chapeleiro Louco (Mad Hatter). Seu visual super-kitsch já conquistou os aficcionados por cinema, e uma indústria mais cool já percebeu o potencial do instigante Chapeleiro e das outras personagens. Nas ruas de São Paulo, principalmente em alguns corredores tidos como mais alternativos, como a Rua Augusta, já circulam camisetas iguais a que a loja Nonsense criou, ainda em 2009, quando foi revelado o primeiro cartaz com a personagem.
Nos EUA já estão disponíveis os dois CDs que fazem parte da trilha sonora e adivinhe quem está na capa. A trilha sonora inova por ter dois álbuns diferentes: o primeiro, Almost Alice, tem nomes do pop e do rock atual, alguns bem legais como Wolfmother e Franz Ferdinand e outros nem tanto como Tokyo Hotel e Metro Station; o segundo, Alice in Wonderland: Music by Danny Elfman, é bem inovador, contém toda a trilha instrumental que ambienta as diferentes passagens do filme – o que indica que a experiência sonora será espetacular. Também há brinquedos como Barbie Mad Hatter (sim, Barbie), bonequinhos de montar no estilo LEGO, baralhos que ninguém teria coragem de levar para a praia, figuras de ação para colecionadores, fantasias, entre outras coisinhas divertidas. E esses são alguns dos produtos que virão com o filme.
Aqui no Brasil o filme só estreará na segunda quinzena do mês de Abril, então ainda podemos esperar uma maior divulgação da aventura dentro de algumas semanas e o aumento do burburinho. E para quem não leu os livros, ainda há tempo! Uma das edições brasileiras mais interessantes é a Edição de Colecionador da Editora Cosac Naify, com embalagem especial, tradução por Nicolau Sevcenko e ilustrações por Luiz Zerbini, a mesma editora disponibiliza uma versão mais simples também muito legal.
Alice… Quem não está curioso, vai ficar. E aqueles que não comparecerem ao encontro com o coelho nos cinemas poderão jurar ouvir a voz da Rainha de Copas gritando “Corteeem a cabeeeça!”
Onde conseguir os produtos:
Bonecos de encaixar (do tipo LEGO)
Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM