Muito se escuta falar sobre Zumbi dos Palmares, mas você conhece Dandara dos Palmares? Ela foi uma guerreira negra que lutou para defender o quilombo de Palmares. Não se conhece muito sobre sua origem, o que fez com que sua figura se tornasse uma lenda.
Dandara foi uma das mais importantes lideranças negras da história, ela dominava técnicas de capoeira e guerrilha, ajudando não apenas a construir toda uma cultura e sociedade dentro do Quilombo, mas também na formulação de estratégias.
Embora não se tenha muitos documentos e materiais sobre a história de Dandara, não devido apenas ao machismo, mas também por conta do racismo dos bandeirantes e dos governadores e capitães da Capitania de Pernambuco, que destruíram grande parte de seus feitos, Dandara é hoje um grande símbolo na luta contra o racismo
Se durante a vida de Dandara a luta pela liberdade sempre esteve presente, em sua morte não poderia ser diferente. Em 6 de fevereiro de 1964 ela se atirou de um abismo para não se entregar as forças militares escravistas.
Contudo, o legado que Dandara deixou mostra-se presente até hoje. Ela é considerada uma Heroína da Pátria e tem uma homenagem no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.
Inspirado nessa lógica da luta pela liberdade, contra o racismo, o medo e a escravidão que Dandara dos Palmares deixou, foi criado o jogo indie “Dandara Trials of Fear” feito com uma temática “Metroidvania” e conta com diversos elementos da cultura brasileira.
O jogo indie foi desenvolvido pela Long Hat Studio, um time de desenvolvedores independentes brasileiros. O game está disponível na Steam, você pode ir diretamente para a página clicando aqui.
Talvez mais importante que apenas exaltar a cultura negra na sociedade em que vivemos, é exaltar trabalhos e artes negras, então aqui vai uma pequena lista sobre Dandara dos Palmares:
Livro “As lendas de Dandara” da Escritora Jarid Arraes
Heroínas negras na história do Brasil por Jarid Arraes