TV & Cinema

Da França para o mundo

By Luiz Daniel Gattaz

May 17, 2016

Um dos festivais de cinema mais respeitados na indústria já começou. Sim, estamos falando do Festival de Cinema de Cannes, na França, responsável por lançar inúmeros filmes, de todo o mundo, no circuito cinematográfico.

Cannes é um dos festivais mais noticiados junto com o Festival Internacional de Cinema de Berlin e o Festival de Cinema de Veneza, e já conta com uma grande seleção de filmes que são potenciais vencedores do Oscar de 2017.

Em 1932 surgia na França o festival como uma lei de incentivo à cultura pelo ministro da Educação francês, Jean Zay, porém só recebeu o nome oficial em 1946. Com filmes de 16 países diferentes, o festival trazia o conceito de igualdade entre seus jurados e cada juiz representava o seu país. O famoso prêmio da Palma de Ouro surgiu alguns anos depois que o festival já estava mais popularizado, isso em 1955.

Primeira Palma da história

Para aumentar as categorias e premiações, foram introduzidos em 78 a Câmera de Ouro e o Un Certain Regard. O primeiro premia os diretores que estão estreando no circuito com o formato na categoria longa, ou seja seu primeiros filme com mais de 1 hora. Já o Un Certain Regard busca por filmes mais autênticos e diferentes com diferentes visões. Além desses prêmios e categorias, muitos dos filmes que estão por vir no circuito são exibidos durante o período do Festival, além de abrir oportunidades para entrevistas com atores, a crítica já começa a especular sobre os próximos sucessos de bilheteria.

O festival possui grande respeito por também premeditar os possíveis vencedores dos Oscars. No ano passado o filme húngaro, O Filho de Saul, venceu um dos prêmios do festival e também recebeu o Oscar por melhor filme estrangeiro. A animação da Pixar, Divertida Mente, teve sua premeditação com o festival também, levou o Oscar de melhor animação. Já o filme Mad Max trouxe novas perspectivas para o gênero de ação durante o festival e saiu da noite hollywoodiana com 6 Oscars e 10 nomeações.

George Miller e Tom Hardy na coletiva de imprensa de Cannes

Esse ano as expectativas continuam altas com os filmes de Woody Allen, Nicolas Winding Refn, Almodóvar, Jodie Foster e Spielberg.

Enquanto o festival ainda não chega ao seu fim, o fotógrafo Greg Williams, responsável por fazer inúmeras propagandas e capas de filmes, está na companhia dos grandes atores e atrizes do circuito, e está registrando tudo em seu instagram. As fotos intercalam momentos mais espontâneos e cenas de bastidores.

Confira algumas abaixo.

Eva Longoria

Clive Owen e Mads Mikkelsen

Anna Kendrick

Susan Sarandon e Naomi Watts

Cannes é um festival que nos fascina com conteúdo bastante autoral e confirma, a cada edição, que o cinema é uma arte.