A publicidade passou décadas se aperfeiçoando na arte de estimular o consumidor a experimentar. Mais do que o benefício obtido por conhecer em primeira mão um produto ou serviço, testar passou a oferecer uma nova, e importante, gratificação: ter vivenciado uma experiência de consumo.

Como resultado desse processo, evidencia-se um consumidor ávido por expandir repertório e dizer que já viveu, já provou, já foi, já testou ou já sentiu as experiências propostas por produtos, ambientes ou serviços.

Esse é o trysumer (try + consumer). Frente a ele, as marcas, aos poucos, se adaptaram e aprenderam a surfar ainda melhor nessa onda, criando o tryvertising: samplings de todo tipo de produto, períodos de degustação, numerosas extensões de linha com novas propostas e sabores, dentre muitas outras formas de proporcionar estas experiências dosadas.

Foi esse, por muito tempo, o perfil da resposta que as marcas deram para tal comportamento.

Porém, conforme o trysuming evoluía, as reações do mercado passaram a aparecer não somente em ações de marketing, mas também em modelos de negócio – meios de “fazer dinheiro” que tiram inspiração da idéia básica do trysuming: o gosto por experimentar.

 

Minnies

Um restaurante de Chicago prova que o maior nem sempre é o melhor. Com inspiração na nouvelle cuisine, oferece opções muito próximas as

dos cardápios fast food, mas através de uma ampla gama de mini porções.

Um modelo que potencializa experimentação e indulgência.

Flavour Labs

Geschmackslabor, um restaurante na Alemanha, permite aos freqüentadores adicionar sabores distintos às suas refeições. São 20 óleos aromáticos feitos artesanalmente que podem ser experimentados e adicionados à comida pelo próprio cliente, recompensado por novos temperos e combinações que inclui em seu repertório.

Comida pronta para comer e uma proposta interessante: fazer um upgrade de sabor no prato.

4x Proeven

Kit com quatro mini garrafas de vinhos diferentes que propõe que o consumidor eleja o vinho oficial de sua casa. Ao ser aberto, o pack das garrafas transforma-se em um jogo, ensinando o que perceber em cada um dos vinhos.

Uma proposta que populariza a ocasião de consumo – o vinho com os amigos – e educa sobre o quê apreciar – folheto com passo a passo.

 

O trysuming alavanca negócios que derrubam barreiras: onde é o preço que atrapalha, oferece porções menores e com valores também reduzidos. Se o problema é distanciamento do segmento, sua

apresentação guia o consumidor para descobrir um universo novo, como o dos vinhos, por exemplo.

Em todos os casos, possibilita o acesso à indulgência e a descobertas que não causam culpa nem fazem mal à carteira.

Colaboração da Talent Oxygen