Durante esses tempos de pandemia e quarentena, não é difícil ouvir das pessoas comparações com filmes distópicos e de ficção científica, mas para Lydia Cambron, essa comparação com a realidade foi literal.

A estadunidense publicou o curta “2020: an isolation odyssey” que é uma reimaginação contemporânea dos oito minutos finais do filme “2001: A odisseia no espaço“, de Stanley Kubrick, filmado enquanto estava em isolamento.

Usando um vestuário apropriado para os momentos atuais, a releitura quis “se adaptar aos dramas mundanos do auto-isolamento, zombando da saga de olhar para o umbigo da vida sozinho e dentro de casa” de acordo com a designer.

Lydia mostra também que a escolha não foi aleatória, pois para ela a cena do filme de Kubrick apresenta a “estreiteza da vida diária em um único espaço, passando da confusão para a aceitação, uma sensação distorcida do tempo, e ‘retornando’ após um evento transformacional — todas as experiências análogas à quarentena.

Outra diferença notável foi que durante o curta a personagem não envelhece, como acontece com David Bowman no filme original, mas sim usa diferentes produtos de cuidado pessoal para representar cada fase. Essa escolha foi feita, para “ilustrar toda a comédia absurda de tentar se manter em controle durante esses tempos sem precedentes e imprevisíveis“.

Gravado durante o mês de março até maio, o curta está disponível no site da designer.

Passo meu dia ouvindo música e mexendo no twitter