A gente sempre tem aquele amigo que costuma dar foras. Seja trocando nomes, fazendo aquela pergunta que todo mundo já sabe a resposta ou falar de alguém sem saber que a pessoa está atrás.

E a situação pode ficar ainda mais vergonhosa quando não sabemos como agir perto de alguém com deficiência, seja auditiva, visual ou física.

Na maioria das vezes não é por preconceito ou por medo, mas pelo simples fato de que não sabemos qual a maneira mais confortável para seguirmos com a conversa, nos apresentarmos ou dar assistência.

Ao perceber estas dificuldades, a Grey London criou uma série de vídeos para a advocacia britânica Scope, com o objetivo de mostrar de forma engraçada, porém realista, como devemos nos portar frente a tais situações. Confira:

Segundo a diretora de criação da Grey, Vicki Maguire, o objetivo não era apontar dedos: “Não há malícia envolvida- muitas pessoas não sabem como agir. Nós já tivemos muito sucesso educando através do humor, e nosso objetivo é remover o estigma da deficiência. Está na hora de quebrar o gelo”.

Parte da campanha também envolve o quiz How awkward are you?, no qual todos podem fazer um teste que verifica o quão estranho nós somos.

Está aí a prova de que nem tudo é tabu. Não há assunto que não mereça ser mencionado ou que deva ser deixado de lado, apenas é necessário encontrar a forma certa de aborda-lo – neste caso, através do humor.

Não perturbe.