Um assunto que aflige os publicitários é o da publicidade para crianças. Nessa hora nós temos de deixar um pouco de lado a ganância pelas vendas e pensar um pouco mais na responsabilidade social em veicular um comercial que atinge esse público tão vulnerável e que, estando ainda em fase de desenvolvimento intelectual, aceita tudo que virem ou ouvirem dos mais velhos.

Esse vídeo é um trailer do documentário “Criança, a alma do negócio”, que expõe a situação na qual a criança está envolvida nesse ambiente de consumo criado por nós e que se formos parar para pensar estamos igualmente envolvidos. Comprar por comprar, imediatismo e futilidade são valores presentes na sociedade capitalista e que devem ser repensados, não?! Principalmente nesse tempo de crise no qual a sede pelo dinheiro a qualquer custo está nos levando para o buraco.

Depois de ter assistido a esse trailer passei a reparar mais nas crianças na rua e na minha família e realmente elas estão muito consumistas. Só pegar o exemplo da menina que não sabe nem o nome do pimentão, mas sabe o nome do salgadinho! Ou do menino que eu vi na rua falando para a sua mãe: “Eu sei qual é o celular que tira foto e tem mp3”. Ele parecia ter uns 8 anos!

O trailer foi divulgado no dia 21/11 e começou a ter um buzz no dia 25/11. Ainda não existe informação da estréia do trailer, mas certamente é uma boa pedida para os cidadãos que almejam uma sociedade mais transparente. Publicitários ou não.

Colaboração do aluno Christian Michelassi.