Como sempre, as séries com teor médico buscam retratar o universo da medicina por inteiro. Desde a ambientação nos hospitais, os termos médicos e as doenças existentes no universo biológico e psicológico. Seus produtores, roteiristas e diretores, não podiam deixar de fora o evento pandêmico do século: o coronavírus.

Algumas séries médicas já anunciaram que, em sua próxima temporada, buscarão representar o cenário da pandemia da covid-19 em suas respectivas tramas. Dentre elas estão as mais populares como “The Good Doctor” e “Grey’s Anatomy”.

Em “The Good Doctor”, David Shore, o showrunner da série, revelou que consideraram não tratar do assunto, mas acabaram no consenso que, para uma obra médica, era fundamental a retratação do coronavírus.

Assim, desenvolveram o roteiro e decidiram que a situação pandêmica será mais retratada ao olhos do Doutor Shaun Murphy (Freddie Highmore) para com as frustrações que toda a equipe médica acaba lidando nesse momento sanitário caótico. Detalhe importante é que toda a equipe terá um cartaz de identificação pessoal já que, em todas as cenas gravadas no hospital, os médicos e enfermeiros estarão com a máscara dificultando o processo de interação com os pacientes com os rostos cobertos.

A série também passará a abordar os momentos e experiências dos pacientes em estado de isolamento, longe da família e dos amigos, passando por seus dias mais desesperadores.

Já em “Grey’s Anatomy”, Krista Vernoff, produtora executiva da série, disse que não havia chance da nova temporada não abordar o assunto da Covid-19.

Para o drama condizer o mais possível com a realidade, a abordagem do tema do coronavírus será retratada com o auxílio de uma equipe médica verdadeira que contará suas experiências e sensações no cuidado aos pacientes infectados. A série sempre contou com esses relatos para a produção, mas dessa vez, ao invés de serem histórias doidas e engraçadas, será sobre um assunto mais sério e desesperador, podendo refletir no direcionamento do clima da nova temporada.

Essa tendência repercute aqui no Brasil também. A série “Sob Pressão, da emissora Globo, está produzindo um especial em homenagem aos médicos guerreiros que estavam na ala do coronavírus no hospital. Em alguns episódios a obra tentara retratar esse dia a dia.

É importantíssimo que todas essas obras com teor médico tentem representar o cenário pandêmico do covid na emoção dos hospitais e no interior do ser humano. Mas os produtores dessas séries devem ser muito cautelosos ao abordar o tema já que milhões de famílias sofreram com a doença e suas consequências. Que os roteiristas e diretores tenham esperteza e humildade ao retratar esse conceito.