Imagina um mercado onde você não precise esperar na fila do caixa, não precise de funcionários e com extrema facilidade. Isso parece o futuro, mas é mais comum do que imaginávamos. Mas o que poucos sabem, é que já existem esses mercados em diversas regiões do mundo. Como, por exemplo, no Japão. Entretanto, o supermercado Zaitt, decidiu inovar aqui na América Latina e lançaram o primeiro mercado autônomo.

A ideia surgiu com a tendência das pessoas em investir em tecnologias e compras pelo celular. Muitos já fazem a compra do mês através de aplicativos como Rappi, Ifood entre outros. Ou seja, nem mesmo vão ao mercado. Outros, por outro lado, quando vão ao mercado para comprarem pequenas quantidades ou produtos de emergências enfrentam grandes filas que acabam incomodando e atrapalhando o tempo de sua vida. Eis que a Zaitt pegou essas duas tendências e achou uma solução que dê fim a filas e que o consumidor utilize a tecnologia a seu favor, criando assim sua rede de supermercados autônomos.

O experimento começou na cidade de Vitória, que conseguiu uma receita com cerca de 20 mil vendas em um ano, e agora a startup StartSe, por trás da tecnologia de automação da Zaitt, já tem uma loja em São Paulo e pretende abrir mais algumas unidades.

O mercado oferece variedades e diferenciação de seus produtos, para conseguir consumir e acessar a loja só é preciso se cadastrar em seu aplicativo, e a partir dai, você pode usar o QR-Code ou um reconhecimento facial que lhe dará acesso ao mercado.

A ideia inicial é que cada produto terá um Qr-Code, então você só precisar escolher produto que deseja comprar, coloca a quantidade que está levando e por fim, você pode sair sem passar pelo caixa, pois, a conta já foi cobrada automaticamente. Entretanto, na loja de São Paulo, basta você pegar o que quiser e confirmar a compra no painel, dentro da porta de saída, sem precisar tirar o celular do bolso. Além disso, é um mercado 24 horas. O que poderá salvar muitas pessoas que precisam de produtos de emergências.

Segundo Roberto Passos, head de operações da StartSe. A ideia é fazer parcerias com varejistas grandes, e oferecer para elas a tecnologia como modelo. E assim, fazendo com que o cliente tenha a experiência de realizar uma compra autônoma. Um dos parceiros dessa startup é a Carrefour que já começou a aderir essa tecnologia em algumas de seus mercados express.

Um beijo, um abraço e um carinho amoroso a todos.