#Ctáinvestindo por Luciana Junqueira

Tendo recebido uma visita de Alcides Ferreira (diretor de comunicação da bolsa de São Paulo, BM&F Bovespa), chegamos a uma conclusão que não esperávamos: o que impede as pessoas, principalmente aquelas com menor disponibilidade financeira, de investir na bolsa é a falta de informação a respeito da mesma.

Pesquisas comprovam que 89% das pessoas entrevistadas dizem ter conhecimento sobre ações cotadas em bolsa. 43% delas declaram saber como investir, enquanto 57% declaram não saber. 31% daqueles que alegam saber como investir, consideram de fato o investimento, enquanto apenas 13% dos que alegam não saber como investir, consideram o investimento. Isso prova que a falta de conhecimento sobre o negócio faz com que poucas pessoas percam o medo de arriscar.

O principal argumento apontado para o investimento na bolsa é a rentabilidade. Será que as instituições financeiras estão preparadas para falar com um público que não tem o poder de investimento tão alto quanto às classes mais favorecidas? Será que a bolsa é mesmo para eles ou é negócio ‘’de rico’’?

Twitter @NewronioESPM