O recorde do Instagram de uma foto com mais “likes” pertencia a celebridade Kylie Jenner, até o fatídico dia 13 de janeiro, quando um ovo (um ovo caipira mesmo, de galinha), numa campanha internacional com o objetivo de superar a marca de 18 milhões de curtidas da famosa, conseguiu seu objetivo.

À primeira vista, parecia uma pegadinha construída visando o boicote do poder dos “influencers digitais”, que são considerados por muitos como pessoas que não merecem toda a influencia que tem. Mas, após superar (e muito) a marca dos 18 milhões, o ovo começou a rachar. A página @world_record_egg postava a cada dia uma foto do ovo com uma rachadura crescente (que tinha feedback na casa do milhão), quando finalmente, o pequeno ovo caiu em pedaços num vídeo veiculado no dia do Superbowl, com os dizeres:

Oi, eu sou o world_record_egg. Você deve ter ouvido falar de mim. Recentemente comecei a rachar. A pressão das mídias sociais está me pegando. Se você também está enfrentando dificuldades, converse com alguém. Nós entendemos.

O que começou como uma aparente brincadeira para boicotar o poder dos influenciadores digitais, acabou se revelando como uma campanha pela saúde mental dos que utilizam redes sociais, que podem sofrer (e muito) pelas diversas pressões e problemas causados por ela. Desde a pressão por padrões de beleza, que precede as redes sociais e se fortaleceu nelas, passando pela expectativa de atividade virtual e social, até o vício na internet e dano que as telas causam no cérebro; podemos afirmar que Kylie Jenner pode se enquadrar como uma personalidade que influencia a perpetuação desses danos.

Sendo assim, um ovo mais comentado que uma super celebridade traz uma mensagem forte de que os ideais propagados por ela podem não ser tão importantes. Quando esse mesmo ovo mostra que é importante nos preocuparmos com as consequências de toda a estrutura em que essa super celebridade está inserida, e estimula externar nossas preocupações, ele estimula também o contato social em sua forma mais pura e livre das preocupações das redes sociais, que muitas vezes acaba nos distanciando ao invés de nos aproximar.

O ovo e seu poder dizem: conversem com alguém. Às vezes, no meio de estéticas forcadas, jorradas de notícias falsas e verdadeiras, e uma avalanche de memes e outras táticas que tentam preencher um vazio existencial, nos esquecemos de interagir com nós mesmos, e precisamos de intimidade com outros para nos encontrar de novo. Converse com alguém.

Texto de Sofia Schoedl de Oliveira.

Produzido durante a Oficina de Produção de Conteúdo para Digital do Arenas ESPM.

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