Em 2003, a história da cultura pop ganhou muito. No palco do MTV Video Music Awards ocorreu o icônico beijo entre Madonna e Britney Spears. Nesse momento também foi tirada uma foto legendária do momento que agora está sendo leiloada em tecnologia NFT, que pode ser definida como um processo de autenticação do arquivo para que ele seja único por meio de um código gerado digitalmente.
É de conhecimento público que ambas as artistas são grandes ícones da cultura pop. Mas, além disso, é possível ver as artistas como grandes marcos também da história lgbtqiap+.
Historiadores modernos acreditam que Madonna foi o primeiro ícone gay a interagir sexualmente com o público e a primeira artista de alcance global a dar visibilidade a esses temas em nível de exposição explícita em massa.
Existem vários motivos para isso mas, dentre eles, está o fato de que com a epidemia da Aids, apelidada de “peste gay” pela mídia nos anos 1980 e a estigmatização da comunidade homossexual, Madonna foi uma das poucas e a principal celebridade que serviu como porta-bandeira da comunidade nesse contexto.
Em uma época que muitos tinham medo da comunidade, a cantora buscou proporcionar luz à luta pelos direitos lgbtqia+. Quando chegou a Nova York, Madonna ficou amiga de um jovem designer gay, Martin Burgoyne. Ele a apoiou em diversos momentos difíceis e quando ela soube que ele tinha Aids, a cantora não só ajudou em seu tratamento como fazia questão de beijá-lo nos lábios. Isso era um grande horror para muita gente que, ignorante sobre a doença, não tinha ideia de como acontecia o contágio.
Essas pequenas coisas podem não parecer grandes atos, mas os relatos de pessoas de dentro da comunidade mostram a verdadeira relevância da diva pop para a história. Uma boa indicação é o livro “Tipo uma história de amor” que retrata muito bem esse momento e é um own voice escrito por um autor que colocou sua própria vivência no livro de romance adolescente.
Mas para entender bem a foto e qual sua relevância é preciso primeiro entender um pouco mais sobre a importância de Britney para a comunidade lgbtqiap+.
Em 2018, Britney Spears foi homenageada no GLAAD Awards, organização americana de proteção e informação às pessoas LGBT. E guarde bem esse nome porque ele é importante para essa matéria.
A cantora foi premiada com o Vanguard Award, prêmio que celebra figuras que tiveram um papel significativo na luta contra o preconceito e a intolerância. A cantora recebeu esse prêmio porque é apontada por muitos de dentro da comunidade como uma figura importante que os ajudou em seu processo de auto aceitação.
“Eu acho que nossa sociedade sempre colocou uma ênfase no que é normal e ser diferente é visto como algo estranho. Mas ser capaz de ser aceito incondicionalmente e ser capaz de se expressar como um indivíduo através da arte é uma grande bênção. Eventos como esse mostram ao mundo que não estamos sozinhos. Nós podemos todos dar as mãos hoje e sabermos que somos todos lindos. E nós podemos encorajar uns aos outros e mostrar nossos dons sem hesitação. Ser mãe me mostrou o que significa amar incondicionalmente e todos vocês nesta sala, durante toda minha carreira, me mostraram o que é ser amada incondicionalmente. É uma grande honra estar aqui e muito obrigada GLAAD, obrigada comunidade LGBTQ e minha família e todos os meus amigos e fãs, eu amo muito vocês. Obrigada.”
Esses são apenas alguns pontos que demonstram a relevância de ambas para a comunidade ao longo dos anos e por este motivo a foto sendo leiloada agora vale tanto, literalmente.
O clique histórico que serviu de inspiração para a dissertação de hoje foi tirado pelo fotógrafo John Shearer, que se uniu à Cryptography para vender o produto em prol de filantropia.
Lembra quando eu falei para vocês guardarem um nome? Então, parte da receita obtida com o leilão da foto será destinada a beneficiar o GLAAD, a ONG norte-americana citada anteriormente, cujo foco é o monitoramento da maneira como a mídia retrata as pessoas da comunidade LGBTQIA +. O leilão será iniciado no próximo 7 de outubro e durará 72 horas.
Além do valor histórico da foto de Britney e Madonna, vale trazer para um blog sobre cultura o trabalho incrível de filantropia que está sendo feito. No ano de 2021, as denúncias contra homofobia na internet cresceram em 106% e, por isso, essas pequenas vitórias e trechos da história que vive em nossa sociedade merecem ser lembrados.