Nos filmes há várias maneiras de se contar uma piada e é essencial que se defina qual o melhor deles para que a piada seja realmente entendida pelos espectadores.
O canal no Youtube “wolfcrow” analisou os movimentos de câmera usados no sucesso Deadpool, que ajudam o filme a ser cada vez mais engraçado. Ele identificou 3 jeitos diferentes da câmera contar as piadas: Escondendo uma informação importante, se tornando uma informação importante e respondendo uma pergunta questionada.
O primeiro jeito é o mais simples, é quando a câmera omite algo importante na cena, e, quando isso é revelado, traz o humor para ela.
O segundo movimento de câmera de Deadpool é aquele em que a própria imagem se torna o humor, ou seja, quando a câmera aumenta (ou diminui) seu ângulo, a piada que ja era cômica se torna mais ainda.
E por fim, o ultimo movimento utilizado é quando no começo de uma cena é mostrado um elemento que, no momento de sua aparição, não parece ter tanta importância assim e não possui uma explicação, porém, ao ser revelado o real motivo deste elemento estar lá, o espectador entende a piada e traz a graça para a cena.
Para entender melhor os movimentos de câmera utilizados em Deadpool 1 e 2, assista o video do wolfcrow abaixo. Boa risada para todos!