O canal do Youtube VanityFar trouxe os roteiristas da MCU Stephen McFeely e Christopher Markus para mostrar o processo de escrita dos blockbusters da Marvel, usando como exemplo os filmes do estúdio.

Ambos na faculdade nunca tiveram aula sobre como escrever cenas de filme de cinema, então se basearam em um livro chamado Screenplay do Syd Field. Eles separam o filme em três atos e entre esse processo tem o que eles chamam de pontos, onde acontece alguma reviravolta no filme.

Um exemplo dessa reviravolta é em Capitão América 2 – O Soldado Invernal, onde o Capitão América ao chegar no porão com a Viúva Negra descobre que de fato a Hydra tinha infiltrado na Shield. Até isso acontecer ele enfrenta alguns obstáculos, criando um suspense até o tal acontecimento.

Você deve estar pensando que então para fazer sucesso é só seguir essa fórmula, mas na verdade é mais que isso. Ela só ajuda os roteiristas a manter o foco em coisas mais importantes, como o desenvolvimento de personagens.

Outra coisa interessante que eles contaram na entrevista foi a construção do personagem Thanos, o grande vilão da Infinity Saga. Ele é um personagem que controla toda cena e quando isso não acontece, acaba sendo algo dramático, tanto para ele quanto para nós telespectadores.

Um exemplo disso, é a cena entre o vilão e a Gamora em Vingadores: Guerra Infinita no planeta Vormir. Ele precisa voltar a sentir que tem controle e para fazer isso toma a decisão de matar sua filha Gamora.

Na entrevista eles também comentaram sobre a jornada do Thor e seu personagem em Vingadores: Ultimato, que foi muito polêmico entre os fãs.

Eles explicaram que para tomar a decisão do que fazer com o personagem, os roteiristas se colocaram no lugar dele. Depois de você perder seu pai, irmã e todo o seu reino, é bem provável que você se sinta deprimido. A forma humorística que usaram foi simplesmente o Thor disfarçando todo o seu sofrimento.

Escrever um filme da Marvel não é simplesmente usar qualquer fórmula de filme de super-herói. É também saber desenvolver os personagens tão bem como o estúdio já faz nesses últimos 10 anos de história.

futura publicitária por escolha, nerd por natureza.