Imagine se todas as soluções para os problemas sociais estivessem em uma prateleira?
A situação é cada dia mais triste, cada dia mais terrível, mais mortes, mais sofrimento e mais veiculação na mídia. Todo mundo já viu fotos das pessoas na África morrendo de fome. Todo mundo já viu as meninas que tem casamentos arranjados com 12 anos. Todo mundo já viu a violência praticada nos conflitos do Oriente Médio.
A internet e os meios de comunicação em geral, permitem que grande parte da população mundial saiba o que está acontecendo fora do seu quintal e melhor ainda, dão a chance de essas pessoas fazerem algo para mudar isso.
A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças. É um fundo de emergência que busca ajudar a dar resposta às necessidades básicas e contribuir para o pleno desenvolvimento delas. Ela é basicamente a ONU que cuida dos problemas sociais relacionados à crianças.
A agência de Londres Don’t Panic criou uma campanha para a UNICEF de dar arrepios. Na história, uma criança com hematomas vai a uma farmácia a procura de um remédio para violência, quando de repente ocorre um tremor (indicação de que alguma violência está prestes a acontecer) e os remédios vão caindo no chão, um para violência de gangues, um para estupro, um para escravidão, um para guerra e um para assassinato. De volta a realidade, a criança na verdade encontra-se em uma sala e um homem bate na porta com raiva.
Durante todo o vídeo, eles deixam a opção do lado esquerdo, de assinar uma petição contra essa violência.
O mais interessante acontece no final. A propaganda é do Reino Unido e o vídeo é todo em inglês, com exceção do final, que o homem batendo a porta fala português do Brasil, o que deixa uma forte reflexão sobre a situação brasileira, que já se tornou referência mundial da violência contra a criança.
Desde 1950, a UNICEF participa de projetos muito importantes pelo Direito das Crianças no Brasil, inclusive lutou pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em maio desse ano, eles lançaram no Brasil a campanha “It’s in your hands to protect” para a qual criaram um aplicativo em parceria com a Save the Dream.
O vídeo conta com diversos dados sobre a situação no país e convida todos a baixarem o app “Proteja Brasil” que indica o telefone de um local para denúncia que estiver próximo.
Só no primeiro mês da campanha, foram feitas através do app 3.800 denúncias e ele foi baixado mais de 50 mil vezes.
A iniciativa faz parte da campanha global da UNICEF #ENDViolence sob o slogan “Make the invisble, visible”.