A Vox produziu um vídeo mostrando como um movimento artístico da época da revolução industrial influenciou a estética hippie dos anos 60.
O movimento se chama Art nouveau e ele surgiu como reação a arte acadêmica do século 19 e também a própria estética da era industrial.
Por isso, eles se inspiraram em formas relacionadas a natureza e que geravam um grande contraste com a época, como flores, plantas, curvas e linhas. De fato muito diferente das construções cinzas e das indústrias de 1800.
A princípio o movimento começou na Europa mas eventualmente gerou uma repercussão global, além de ter sido um importante marco na transição entre o historicismo e o modernismo.
Agora que já entendemos quem é esse movimento, podemos entender como ele influenciou a cultura hippie dos anos 60.
Entre 1800 e 1960 aconteceram diversas mudanças no mundo, nos EUA essa mudança podia ser claramente vista em São Francisco. Era onde varias pessoas iam para participar de protestos, rodas de músicas e principalmente concertos musicais.
Mas para convidar as pessoas a irem nos shows, as bandas perceberam que posters comuns não chamavam mais tanta atenção.
E então os cartazes da época começaram a usar uma grande referência a Art nouveau e sua estética. Muitos acreditam que tudo começou em 1965, quando uma exposição trouxe obras do movimento e foi ai que os designers se inspiraram para produzir os posters.
Parando para analisar melhor, não era só nos cartazes que podia ser vista essa referência. Tanto o movimento hippie quanto o Art nouveau nasceram em uma época onde o mundo vivia um caos e para harmonizar a situação ambos se agarraram a elementos da natureza no geral.
Mas o mais interessante dessa história é como um movimento artístico mesmo depois de 100 anos influenciou a criação da estética hippie que conhecemos hoje.
Você precisa fazer login para comentar.