Para muitos poderia ser apenas mais uma quinta feira com trabalho, faculdade, provas e a famosa rotina que nos mantém vivos. Porém, para a comunidade Geek o dia já amanhecia com outros olhares, um sol diferente e rendeu até branded content da Warner na Folha de São Paulo. Com uma capa cheia de mini artigos que dizem respeitos às 4 séries da rede que têm painel na maior feira geek da América Latina, a Comic Con Experience.

FullSizeRender

Realizada pelo grupo Omelete, Chiaroscuro e PiziiToys, a CCXP começou em 2014 com a premissa de ser uma breve ideia do que é ir para a maior feira geek de todas, a San Diego Comic Con. Porém com o passar do tempo, não foi apenas o slogan que mudou, antes “vai ser épico” e agora “viva o épico”, mas também todas as proporções de espaço e atrações.

Inúmeros stands dos mais diversos tipos tornam o pavilhão da São Paulo Expo um antro da nerdice e isso têm se tornado de fato, épico. Netflix nos inunda com novidades em um belo stand cheio de interatividade, porém gamifications bastante demoradas. A Fox aposta em um espaço para série e um local exclusivo para divulgar o último filme de Hugh Jackman na pele de Wolverine. Com uma exposição fotográfica com todas as fotos da campanha de marketing emolduradas e o clima bem Western que o trailer já passou.

another-badass-photo-of-wolverine-released-for-logan3

HBO também resolveu mostrar ao que veio e montou um castelo no meio de tudo com todas as roupas e acessórios possíveis, além de trazer a “impressora humana” de Westworld na brincadeira.

Porém, entre tantos stands e pouco tempo, parece que a Duracell soube aproveitar bem o ambiente e passar de fato uma mensagem. Com inúmeros fliperamas recheados de clássicos como Invaders, Street Fighter, Tartarugas Ninjas, etc, o público era convidado à jogar uma partida e aproveitar e carregar seu celular.

IMG_3160

Para as grandes novidades do dia menos disputado, os grandes painéis são de sábado e domingo, a feira não decepcionou em nenhum segundo, pois trouxe logo de cara toda a frota de quadrinistas e roteiristas da DC Comics para apresentar tudo que está por vir: Esquadrão Suicida, tiragens novas de Aquaman, um novo desfecho para o Batman, 75 anos de Mulher-Maravilha e tudo possível para renovar a empresa que ainda está atrás da Marvel tanto em filme quanto quadrinhos.

Logo em seguida, o grande homenageado do ano passado, Frank Miller, volta por conta própria, pois gostou muito do público brasileiro e desse fervor nerd que se instaura entre jovens e adultos com camisetas estampadas e cosplays caseiros. Juntou-se ao ícone outro renomado roteirista, Brian Azzarello, pois juntos eles vem escrevendo a nova parte do Cavaleiro das Trevas: a Raça Superior, história que dá continuidade a todo o lado sombrio da DC nos quadrinhos.

5DIGI1046176CP010_ComicCon2016_FrankMiller_BrianAzzarello_2560x1440_783658051544

Infelizmente, por motivos de uma fila imensa, toda essa cobertura ocorreu enquanto eu e o Eduardo Manente esperávamos na fila dos painéis, porém o pior ainda estava para acontecer.

Logo após essas duas lendas do universo das HQ’s, a Paramount Studios estava prestes a começar o seu painel, porém continuamos na fila, agoniando. Esse sofrimento foi fruto de enormes gritarias que vinham do primeiro anúncio da empresa, Ghost In the Shell, meu anime preferido e um dos mais aclamados até hoje. Não apenas reprisando o trailer que foi ao ar dia 13, mas a Paramount descolou os 10 primeiros minutos do filme e do lado de fora, eu e o Du sentíamos uma dor no coração, pois a trilha sonora estava fiel e era apenas isso que conseguíamos escutar.

ghost-in-the-shell-movie-image-scarlett-johansson

Para deixar o dia mais técnico e bastante interessante, esse painel conseguimos conferir, a Lucasfilm trouxe o homem responsável por animar a Millenium Falcon em O Despertar da Força, David Fogler da empresa Industrial Light&Magic. Em uma Master Class, ele destrinchou todo o processo criativo e estudos necessários para animar a nave que marcou gerações. Na época da trilogia original tudo era feito com stop motion e escalas menores da Millenium foram criadas para reproduzir as cenas que tanto conhecemos. Diferente do que pensamos, David ainda revelou que muitas partes do set de O Despertar da Força foram construídos e assim, o processo de digitalização se torna mais fácil e também mais real.

001

Ao final do dia a CCXP virou o grande santuário Geek que nos mostra muito mais que apenas trailers novos, action figures para comprar, stands para visitar, mas é uma prova que ser Geek nunca foi tão bom e tão sincero.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.