Você está lá, passeando pela maravilha da internet, rolando a timeline, quando se depara com um vídeo de nome super sensacionalista: “Você nunca mais vai beber e dirigir depois de ver este vídeo”.

Você resolve ver o vídeo, uma ceninha bonitinha, gente feliz. De repente algo muito chocante acontece e tudo vira de ponta cabeça, você fica bem mal. A tela fica preta, você descobre quantas pessoas morreram devido à acidentes de carro envolvendo álcool.

Essa é a fórmula para a grande maioria dos comerciais de utilidade pública atualmente, que utilizam a estratégia conhecida como conscientização por impacto.

Essa estratégia consiste em proporcionar uma experiência de certa forma traumática, que crie repulsa no espectador. Já falamos aqui no blog sobre os perigos da utilização desmedida disso.

Mas será que essa receita de bolo não está ficando um pouco desgastada? A Transfixion Films acha que sim, or isso lançou essa série de vídeos non sense apresentando exatamente a mesma fórmula.

Minha barba. Minha vida.