Como podemos prever e compreender melhor o que está por trás de uma série? Um poster já não é mais o local para acharmos todas as respostas possíveis, mas e a abertura?

As composições de imagens iniciais, a trilha sonora marcante e e até mesmo as fontes usadas são a perfeita forma de compreender o que está por vir e entender, por completo, a identidade de uma série.

Dexter é sobre um psicopata que vive entre nós e tenta ao máximo esconder de todos o que ele realmente faz em suas madrugadas por Miami. Além de trabalhar como um analista forense para a polícia, ele assassina, da maneira mais minuciosa possível, bandidos impunes. Qual foi a saída criada pela Showtime? Mesclar todo o cotidiano dele, bastante comum, com closes e cores que parecem muito um momento de assassinato e decepação. Enquanto eles não revelam que ele esta apenas cortando um bife ou amarrando a bota, podemos imaginar como ele costuma fazer quando está matando as pessoas, algo que a série nunca mostra.

Já em House, podemos perceber que o foco é algo muito mais analítico e tirado dos grandes livros de anatomia. Disso, já temos uma breve noção de quem House é, pois as imagens muito teóricas remetem ao comportamento do doutor, distante, frio e suas saídas para os problemas médicos são bem precisas. Além disso, as imagens já nos passam a ideia que será uma série bastante centrada nos reais problemas de um paciente, diferente de outras séries que o foco é a vida pessoal dos médicos.

A cada temporada de Walking Dead há mudanças, mas a trilha sonora é a mesma e a construção das imagens também. A cada signo mostrado conhecemos um pouco mais dos personagens, às vezes armas, fotografias, mas entre tudo isso vemos paisagens devastadas e lugares abandonados. Com isso, podemos já imaginar que o apocalipse de fato já se instaurou e pouca humanidade ainda habita a terra, agora, apenas repleta de Zumbis (ou melhor, os Walkers)

Band of Brothers, série de Spielberg e Tom Hanks, fala sobre um batalhão de paraquedista responsável pela captura da fortaleza de Hitler, o Ninho da Águia. Com um aspecto bastante documental, as imagens em preto e branco dos atores passam a ideia de uma história verídica. Inspirado em um livro, Band of Brothers tenta seguir a risca o verdadeiros acontecimentos e a abertura deixa isso bem claro.

O Youtuber Ryan Hollinger analisou em seu canal algumas das grandes aberturas da TV, Narcos, True Detective e Os Sopranos não ficaram de fora e ele nos ajuda a compreender melhor elas.

Confira abaixo.

Mesmo que você pule as aberturas para ver logo uma série, é interessante saber que elas tem muito a nos contar.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.