#éoquetemprahj por Bruno Mancini

Começa, aqui, a cobertura do Wave Festival, festival de propaganda organizado pelo Meio & Mensagem no Copacabana Palace entre hoje, amanhã e quarta. O Newronio estará presente nas principais palestras do evento.

A primeira delas foi com David Bentley, da agência AQKA de Nova York. A agência, extremamente reconhecida na área digital, começou em 1995 e tem hoje 7 escritórios, colecionando os maiores prêmios da publicidade mundial, além de ser parceira do Festival de Cannes na categoria Future Lions, para estudantes do mundo todo. Segundo o próprio Bentley, parte do sucesso se deve ao lema: “Its good to be first, its better to be good. Its best to be both” e da integração entre departamentos e mistura de pessoas de origens, competências e habilidades diferentes.

Os bons trabalhos de agência estariam sempre no foco em pessoas. Os bons trabalhos nasceriam olhando para as pessoas ao invés de olhar apenas para problemas, posicionamento, canais e outros aspectos abordados nos briefings.

A solução e os bons trabalhos viriam sempre da intersecção entre pessoas e marcas, até porque querendo ou não essa relação já existe nas redes sociais. Bentley abordou e exemplificou em alguns pontos diferentes essa ideia, em cases da AKQA e de outras agências. Aqui vão eles:

1. Seja sociável. Todos os dias.

Estar nas redes sociais e na internet tem que ser filosofia e não parte de alguma ação específica. E não pode ser forçado: as marcas precisam encontrar um uso para as redes sociais, como neste case:

2. Nunca se esqueça da importância das emoções.

É importante envolver, contar histórias.

3. Inovação requer ambição.

Bons trabalhos dificilmente vêm em pedidos de briefing. É preciso querer mais, propor coisas diferentes e convencer os clientes de que isso é importante. A ideia da campanha abaixo, por exemplo, surgiu de uma conversa entre o Marketing da Fiat e uma pessoa do Atendimento da agência.

4. Se nosso trabalho não é popular, estamos fazendo algo errado.

O bom trabalho precisa ser popular e fazer as pessoas falarem sobre isso. Pensando nisso, a AKQA uniu a Volkswagen e um aplicativo de iPhone que já existia para impulsionar o lançamento do GTi. Veja no case.

6. Design de experiência

Há na AKQA um grupo de pessoas especializado em entender como as pessoas se relacionam com marcas e como são as experiências do consumidor com elas na internet e fora dela, mapeando canais onde é possível interferir nessa relação de formas criativas.

7. As melhores propagandas não são propagandas

Buscar formas novas, pouco conhecidas de interferir na vida das pessoas de modo relevante e inteligente, como no case da Nike Training Center, trabalho da AKQA para Nike que deve abocanhar alguns prêmios este ano, mas que ainda não está disponível no YouTube. É um aplicativo que além de divulgar a Nike ajuda no treino pessoal do usuário, propõe exercícios e treinos de atividade física.

Twitter @NewronioESPM