O sistema CMYK de cores foi inventado para utilização na indústria gráfica em contraposição ao famoso RGB dos computadores e TVs.
De uma forma didádica (e fofa) o animador Fenán Graziano, do estúdio argentino Ronda fez a animação a seguir que, com três mini episódios, conta as aventuras de Mr. Cyan, Mr. Magenta e Mr. Yellow.
A sigla CMYK vem das cores básicas que o sistema usa para formar as outras (cyan, magenta, yellow e black/key) e, por ser usada para impressão, é significamente menor do que o RGB.
Chamado de sistema subtrativo, a junção de duas cores resulta na cor complementar à aquela que nao foi usada, desse jeito a mistura magenta e amarelo resulta no oposto ao ciano, o vermelho.
E o preto?
Ele foi introduzido no sistema, primeiramente, pois textos geralmente são impressos em preto e contém pequenos detalhes, como serifa, que necessita de uma grande precisão para que as três linhas de cores fossem sobrepostas e formacem o preto. Além disso, a combinação de 100% ciano, 100% amarelo e 100% magenta produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda rasgar-lo e forma um tom acinzentado e não preto de fato. Por último, a tinta preta é a mais barata das três.