Os drones são uma das tecnologias que mais vem chamando atenção ultimamente. O veículo aéreo não tripulado funciona como um brinquedo de controle remoto.
A tecnologia quando é usada como arma de guerra gera bastante polêmica. O equipamento utilizado para controle marítimo e ataques de guerra pelos Estados unidos, não consegue distinguir inimigos de civis, assassinando inúmeros inocentes. Por esse motivo a população ganhou uma visão injusta do equipamento.
Mas a ETH Zurich, o instituto que apresenta um dos programas de drones mais avançados do mundo, se juntou com o cativante grupo de performance Cirque du Soleil para explorar o universo de possibilidades dos drones.
O objetivo foi desenvolver uma maior interatividade com os humanos. Sincronizaram os drones a música e até tentaram construir com eles paredes de tijolos. Mas foi com a ideia de tentar camuflar os drones, que a interação entre o ambiente humano com a tecnologia foi atingida. O resultado são drones disfarçados de abajur. Unido a incrível performance dos bailarinos do espetáculo, a apresentação é incrivelmente bonita.
O video abaixo mostra todo o processo criativo do ETH Zurick com o circo.
A união é interessante por permitir um novo olhar para os drones e lembrar que arte+tecnologia cria trabalhos surpreendentes.