A definição 4k (4096×2160) já não é a resolução máxima de captação e exibição de vídeo digital, mas ainda está bem acima do que costumamos ter acesso no dia a dia, com serviços de video on demand, como Youtube ou Vimeo, mesmo que ambos já tenham projetos em 4k hospedados.

Mas fazer cinema em 4k hoje ainda é o mais próximo que muita gente pode chegar da lendária película de 35mm, máximo de qualidade disponível no cinema e curiosamente uma das primeira tecnologias empregadas no meio.

Não espanta que o pessoal da produtora Brain Farm, estivesse trabalhando há anos para conseguir acoplar uma dessas câmeras em um drone, outra ferramenta que trouxe possibilidades muito inovadoras para a produção adiovisual.

O problema é que uma câmera boa pesa muito, mais do que a grande maioria dos drones utilizados para filmagens suporta. A solução encontrada depois de 5 anos foi adaptar um drone de carga, daqueles robustos de 6(!!!) hélices.

Ah, a câmera que usaram é uma Phantom Flex4k UHD, que filma também em Slow Motion de 1000 fps e custa em torno de U$ 250.000 dólares. Qualquer problema no vôo e teríamos a queda de drone mais cara da história.

Ainda bem que deu tudo certo e temos agora talvez a definição mais alta capturada com um drone até o momento.

Mas se você for um aficcionado por tecnologia, hoje em dia já existe a tecnologia 10k, com a insana resolução de 10380×7760, a resolução de um pouco mais do que 5 telas do seu computador na resolução máxima enfileiradas pra cima e pro lado.

O filme Janela Indiscreta (1954) de Alfred Hitchcock em que um voyeur se torna paranóico ao assistir a vida das pessoas por meio de algumas poucas janelas seria levado à esquizofrenia total com uma câmera como essa, não?

Minha barba. Minha vida.