Andando por São Paulo, você já deve ter percebido que parece que a Lei Cidade Limpa, feita pelo Kassab com tanta polêmica lá em 2006, parece estar ficando não tão rigorosa.

Agora os novos pontos de ônibus feitos de vidro com um certo charme, com a promessa de que alguns vão ter até telas sensíveis ao toque, são acompanhados de um display com publicidade, que pode ser explorada pelo consórcio PraSP,uma exceção na Lei Cidade Limpa em troca da instalação e manutenção desses novos pontos.

Outra exceção envolvendo o uso de publicidade, são com os relógios espalhados pela cidade. Agora passeando pela Avenida Paulista você se depara com bonitos relógios digitais, inovadores, mostrando qualidade do ar e até com informações atualizadas em tempo real, com um expressivo espaço publicitário, que em poucos segundos é possível ver vários anunciantes. Assim como aconteceu com os pontos de ônibus, só é possível a isenção da Cidade Limpa, pois quem será responsável pelos mil relógios que estão sendo instalados pela cidade será a JCDecaux, empresa francesa considerada a maior do mundo em mídia exterior e que já faz o serviço de mobiliário urbano em muitas cidades, principalmente na Europa. Com essas mudanças, o projeto parece querer trazer a mídia exterior de volta para as ruas de São Paulo, porém de forma planejada. Só o tempo para dizer se vai acontecer assim mesmo.

Escrevendo sobre esse assunto, não dá para deixar de falar sobre o Relógio do Conjunto Nacional, icônico e que o Itaú – que anunciava sua marca lá, no topo da Avenida Paulista desde 1976 – por causa da Lei da Cidade Limpa e muitas outras burocracias, precisou de 5 anos para conseguir tirar seu nome do lado do relógio, sendo concluído só em 2012. E por causa do grande aumento do preço do condomínio do edifício, até ocorreu a hipótese do relógio ser desligado, se não existisse um patrocinador.

E agora, será que subindo a Rua Augusta, voltaremos a ver alguma marca acompanhando a hora lá em cima do Conjunto Nacional?

Estudante de Comunicação pela ESPM. Gosto de pensar como as coisas poderiam ser diferentes e se poderiam ser melhores. Me interesso por qualquer coisa, especialmente por redes sociais, tecnologia e música