#Comportamento em São Paulo por Tata Gabana

Há quanto tempo você não anda de bicicleta? Ou, quantos dias por semana você anda? Já tem uma? Ainda não? Esse post é pra todos que querem pedalar pelas ruas de São Paulo, ou apenas entender a diferença entre Ciclovia, Ciclorrotas e Ciclofaixas ou ainda para quem gosta de estar a cada dia mais informado.

Os parques já deixaram de ser o único lugar apropriado para os bikelovers, o número de adeptos à atividade aumentou significativamente nos últimos tempos e a Prefeitura de São Paulo vem desenvolvendo projetos de sustentabilidade envolvendo esse meio de transporte.

Recentemente, foi inaugurada mais uma Ciclofaixa de Lazer, na Paulista, devido ao sucesso da primeira, com 45km de extensão, ligando os parques das bicicletas, do Ibirapuera, do Povo e Villa Lobos. As ciclofaixas funcionam nos domingos e feriado.

http://ciclofaixa.com.br/home/circuitos/

Outra opção são as ciclovias, algumas existentes desde 1996. A mais recente e maior é a da Marginal Pinheiros, com 14km de extensão. Mais exemplos são a Ciclovia Sumaré, em Perdizes e a Ciclovia Caminho Verde, que liga o metrô Corinthians-Itaquera à Estação Tatuapé.

Esse símbolo está nas faixas que são divididas por carros e bicicletas

O nome menos conhecido denomina as Ciclorrotas, faixas divididas por carros e bicicletas, localizadas em áreas calmas da cidade com grande circulação de bicicletas, como em Moema, ocupando a Av. Aratãs, a Alameda do Anapurus e as ruas Canários e Inhambu.

Para os mais aventureiros, não podiam faltar pistas de Pump Track, localizadas no parque Villa Lobos e abaixo do Viaduto da Bandeirantes em direção à Marginal Pinheiros.

Estação da Bike Sampa, patrocinada pelo Itaú

Se você ficou com vontade de pedalar mas não tem uma bicicleta, pode utilizar o serviço Bike Sampa, realizado pelo Itaú em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a empresa Serttel/Samba. Consiste em Estações de bicicletas laranja distribuídas em pontos estratégicos da cidade, como metro Vila Mariana, Cinemateca, Viaduto Tutóia, Ginásio do Ibirapuera, Joaquim Floriano e outros apresentados no site http://www.mobilicidade.com.br/bikesampa.asp,
onde pode-se conferir também como habilitar o Passe Bike e usar seu celular para alugar uma bicicleta.

Não esqueça o capacete e de seguir o @NewronioESPM

Curso Comunicação Social. Amo música, moda, fotografia, desenhar, cozinhar, inventar moda e fazer arte.