Aconteceu ontem, no auditório Victor Civita, a palestra do Newronio, mediada pelo consultor João Alberto Faria e protagonizada por Chiquinho Scarpa e a equipe da Leo Burnett (Marcelo Rizério, Christian Fontana e Junior Bottura), os quais apresentaram o case de sucesso da Semana Nacional de Doação de Órgãos aos estudantes da ESPM.
O Brasil, há um tempo, se tornou um dos paÃses mais exemplares no quesito transplante, devido a grande quantidade de profissionais capacitados nessa área. Porém, nosso paÃs é, também, um dos que possuem o menor número de doadores de órgãos. Percebendo isso, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos fez um pedido de campanha à Leo Burnett, afim de mudar essa realidade.
A campanha deveria impactar as pessoas de uma maneira que as fizessem mudar de atitude e se tornassem doadoras. Mas como fazer isso? A resposta veio rápido. Com um insight genial, os criativos propuseram uma campanha sigilosa e, para isso, tiveram de contar com a participação de alguém que não se importasse com as possÃveis crÃticas severas que surgiriam no caminho. É nesse cenário que Chiquinho Scarpa aparece.
O que geraria visibilidade? O que faria a população se incomodar? Fácil! Se um milionário, como Scarpa, enterrasse seu carro, o Brasil inteiro pararia para xingá-lo. Era isso o que deveria acontecer. E aconteceu!
Durante uma semana, cinco postagens foram enviadas por Chiquinho Scarpa, no facebook, anunciando o enterro de seu Bentley de R$1 milhão. As quatro primeiras, que apenas divulgavam o enterro, obtiveram mais de 6 mil likes e compartilhamentos, gerando mais de 10 mil comentários (a grande maioria xingando o milionário).
Na sexta-feira, depois da notÃcia se espalhar por todos os veÃculos de comunicação, como no programa de Danilo Gentili, “Agora é Tarde”, a campanha foi divulgada, deixando toda a população desconcertada. A campanha conseguiu impactar mais de 170 milhões de pessoas, um número muito próximo ao da população brasileira. E, além disso, o mais importante: a quantidade de doadores aumentou cerca de 31,5% em apenas um mês! O que deixa claro que o case foi um sucesso.
A palestra foi um sucesso e se encerrou depois dos alunos terem feito várias perguntas legais e pertinentes aos convidados.
Confira algumas imagens:
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