Aconteceu ontem, no auditório Victor Civita, a palestra do Newronio, mediada pelo consultor João Alberto Faria e protagonizada por Chiquinho Scarpa e a equipe da Leo Burnett (Marcelo Rizério, Christian Fontana e Junior Bottura), os quais apresentaram o case de sucesso da Semana Nacional de Doação de Órgãos aos estudantes da ESPM.

O Brasil, há um tempo, se tornou um dos países mais exemplares no quesito transplante, devido a grande quantidade de profissionais capacitados nessa área. Porém, nosso país é, também, um dos que possuem o menor número de doadores de órgãos. Percebendo isso, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos fez um pedido de campanha à Leo Burnett, afim de mudar essa realidade.

A campanha deveria impactar as pessoas de uma maneira que as fizessem mudar de atitude e se tornassem doadoras. Mas como fazer isso? A resposta veio rápido. Com um insight genial, os criativos propuseram uma campanha sigilosa e, para isso, tiveram de contar com a participação de alguém que não se importasse com as possíveis críticas severas que surgiriam no caminho. É nesse cenário que Chiquinho Scarpa aparece.

O que geraria visibilidade? O que faria a população se incomodar? Fácil! Se um milionário, como Scarpa, enterrasse seu carro, o Brasil inteiro pararia para xingá-lo. Era isso o que deveria acontecer. E aconteceu!

Durante uma semana, cinco postagens foram enviadas por Chiquinho Scarpa, no facebook, anunciando o enterro de seu Bentley de R$1 milhão. As quatro primeiras, que apenas divulgavam o enterro, obtiveram mais de 6 mil likes e compartilhamentos, gerando mais de 10 mil comentários (a grande maioria xingando o milionário).

Na sexta-feira, depois da notícia se espalhar por todos os veículos de comunicação, como no programa de Danilo Gentili, “Agora é Tarde”, a campanha foi divulgada, deixando toda a população desconcertada. A campanha conseguiu impactar mais de 170 milhões de pessoas, um número muito próximo ao da população brasileira. E, além disso, o mais importante: a quantidade de doadores aumentou cerca de 31,5% em apenas um mês! O que deixa claro que o case foi um sucesso.

A palestra foi um sucesso e se encerrou depois dos alunos terem feito várias perguntas legais e pertinentes aos convidados.

Confira algumas imagens:

(Da esquerda para a direita: Marcelo Rizério, Christian Fontana, Chiquinho Scarpa e Junior Bottura).

(Da esquerda para a direita: Marcelo Rizério, Christian Fontana, Chiquinho Scarpa e Junior Bottura).

(Alunos da ESPM durante a palestra).

(Alunos da ESPM durante a palestra).

(Christian e Marcelo explicam case aos alunos).

(Christian e Marcelo explicam case aos alunos).

(Equipe do Newronio - da esquerda para direita: Julia Bass, Caio Anequini, Luisa Acioli e Camila Mayumi - com Chiquinho Scarpa).

(Equipe do Newronio – da esquerda para direita: Julia Bass, Caio Anequini, Luisa Acioli e Camila Mayumi – com Chiquinho Scarpa).

(Consultor João Alberto Faria e convidados).

(Consultor João Alberto Faria e convidados).

Antes, era apenas mais um garotinho, do interior de SP, com uma cabeça desproporcional ao corpo. Agora, um estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM.