A partir do momento em que seus arquivos de seu computador pessoal passaram a não estar totalmente protegidos de ameaças externas, a privacidade no mundo da informática começou a ser questionada. Esse tema não se restringe apenas aos hackers, mas também a diversos outras questões, como os cookies.

Vamos supor que você está navegando pela internet em busca de algum livro. Você visita alguns sites de grandes livrarias, verifica alguns livros interessantes, nota que as lojas ainda vendem os da série Crepúsculo (o que deveria te deixar infeliz) e por fim, decide comprar algum livro. Satisfeito, você fecha o site e entra no facebook para compartilhar sua nova aquisição, porque você é descolado. Porém, misteriosamente, aparecem anúncios das mesmas lojas na sua “timeline”, como se estivessem te vigiando. Isso, provavelmente, já aconteceu alguma vez com você, não? Pois é! Mas, isso só acontece por causa dos cookies.

Os cookies são rastros de códigos que armazenam informações dos usuários e são usados como dados para empresas de publicidade. Uma ferramenta bastante importante para entender o que os usuários buscam na internet. Porém, nos últimos tempos, esses se tornaram um tanto quanto polêmicos por não respeitarem a privacidade do usuário. Por isso, o governo norte-americano cogita em estabelecer uma nova regulamentação, que possivelmente resultará no fim dos cookies. Assim, alguns desenvolvedores de browsers, como Mozilla e Apple (Safari),  já demonstraram aprovar o fim dessa ferramenta, enquanto outros ainda buscam alternativas diferentes, o que é o caso do Google.

O Google, antecipado às movimentações do governo, resolveu elaborar alguma forma para agradar os dois lados, o a favor do fim dos cookies e o contra, composto por empresas de publicidade que enxergam essa medida como prejudicial. Portanto, a empresa está investindo em um identificador pessoal, em que os usuários podem ajustar, através de um perfil único, os dados que deseja compartilhar com os publicitários. Essa ideia, inclusive, já foi discutida entre representantes da companhia Mountain View.

A empresa acredita que a ideia é bastante promissora, embora ainda não haja nada concreto e estabelecido. Porém, com a possível intervenção governamental quanto a essa questão, é bem possível que esta ideia possa entrar em vigor. Com isso, uma coisa podemos estar certos: o fim dos cookies está próximo!

 

 

 

 

 

 

Antes, era apenas mais um garotinho, do interior de SP, com uma cabeça desproporcional ao corpo. Agora, um estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM.