Quem disse que cerveja não é cultura?

A Heineken é uma cervejaria holandesa, teoricamente não tem nada a ver com a cultura do Brasil, mas a marca está por trás de uma das renovações mais importantes da história da bossa nova no país.

Trata-se do Beco das Garrafas, onde funcionou no final das décadas de 1950 e década de 1960 o Bottle’s Bar, um verdadeiro epicentro do furacão que a bossa viria a ser. Nomes de peso como Elis Regina, Simonal e Jorge Ben tiveram algumas de suas primeiras apresentações expressivas por lá.

Por que o nome Beco das Garrafas? Era um lugar em que ficava muita, MUITA gente antes, durante e depois dos shows dentro dos estabelecimentos da região e não era raro começarem a cantar ou mesmo a brigar ali fora. A chuva de garrafas era a resposta de moradores e comerciantes da região para acabar com a bagunça.

O tradicional berço da Bossa Nova no Rio de Janeiro foi revitalizado e sua história virou um mini-documentário que será exibido a partir de hoje em diferentes mídias. Curta aqui em primeira mão.

Posted by Cervejaria HEINEKEN Brasil on Thursday, April 30, 2015

É interessante como algumas marcas têm procurado investir na valorização do espaço urbano brasileiro. Um outro exemplo interessante é o Red Bull Station, instalação da marca de energéticos em um prédio antes abandonado no centro de São Paulo.

redbullstation

O lugar conta com exposições, residências artísticas, workshops, shows e eventos culinários, levando um grande número de pessoas a uma região que não era muito valorizada antes.

Essa reapropriação do espaço público, bem como a ocupação artística e cultural de lugares abandonados pelo poder público são resultado do atual cenário político brasileiro (e pra que não dizer mundial?) em que, frente à pouca vontade do poder público, as pessoas arregaçam as mangas e fazem elas mesmas.

Para as marcas, cabe investir nesses espaços que pedem atenção, mas de uma forma sutil, para que não afaste ninguém com seus slogans enormes e cores chamativas para todo o lado.

Talvez só patrocinar o movimento natural das coisas e colocar um cartaz ou quiosque da marca já dê conta do recado, não?

Minha barba. Minha vida.