#éoquetemprahj por Mariana Carvalho
Tela de compras interativas no CeBIT.
Começou ontem e vai até sábado, dia 5, o CeBIT, um dos maiores eventos de tecnologia e informática do mundo, realizado em Hanover, Alemanha. Todo ano, a conferência escolhe um país como convidado e, este ano, o país selecionado foi a Turquia, levando mais de 90 empresas para o evento. Recep Tayyip Erdogan, primeiro-ministro turco, afirmou que o país está disposto e possui grande interesse em receber novos investidores.
São 4.200 empresas de 70 países, que receberão 330 mil visitantes durante 5 dias. Essas empresas irão expor suas mais altas tecnologias, sejam elas protótipos, tablets, aparelhos tecnológicos ou soluções; com o intuito de estabelecer networking com empresas de outros países. Dentre as tecnologias apresentadas, destacam-se algumas que achei interessante.
A começar pelo sistema desenvolvido pela Lenovo e pela Tobii Technologies, que permite que a interação com o computador ultrapasse a barreira do mouse e do teclado, direcionando-a para o olhar. Isso, a partir dos movimentos e piscar dos ohos, é possível percorrer documentos e pastas, bem como dar zooms nas telas. Incrível né? Bom, é mais ou menos isso o que se espera da CeBIT, com tecnologias e produtos incríveis apresentados pelas empresas. Foram produzidos 20 protótipos com a tecnologia. Abaixo, o Lenovo com o sistema “eye-controlled”.
Outra tecnologia interessante é o RoboThespian, desenvolvido pelo engenheiro Marcus Hold. O robô canta, fala 20 línguas, dança, recita poesias de Shakespere, além de tentar roubar alguns beijinhos de quem passa. Segundo Hold, o principal objetivo do boneco é o entretenimento e a educação.
O Encontro traz, ainda, o primeiro mouse sustentável, tecnologias interativas, como a televisão de compra acima, novas tecnologias 3D sem utilização de óculos, uma “cyber-sala”, com interatividade entre realidade virtual e projeções 3D; além de outras inovações que sempre surpreendem e são meios de pesquisa e negócio para as empresas.
O evento foi inaugurado pelo primeiro-ministro turco e pela chanceler alemã, Angela Merkel.
Fonte: Portal Uol, JB, AdNews.
Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho