#éoquetemprahj por Thássio Marcelo

Essa semana o novo logo da rede de varejo GAP deu o que falar. Lançado na última quarta-feira, as críticas ao novo design correram pela internet, levando a empresa a se pronunciar sobre o assunto. Bill Chandler, vice-presidente de comunicação corporativa, afirmou que o novo logotipo da GAP poderia ser pensado como um ponto de partida para algo mais permanente. “Nós amamos o projeto, mas estamos abertos a outras idéias e queremos avançar com o melhor logo possível”, disse ele.

Depois da onda de críticas, que chegaram a acusar a marca por viver uma crise de identidade de estilo, Chandler utilizou a conta da GAP no Facebook, que por sinal voltou a utilizar sua tradicional logo como avatar, para anunciar que o novo logotipo é na verdade parte de um projeto de crowdsourcing. Ele não especificou bem se a estratégia foi uma resposta antes, durante ou depois das críticas, mas a GAP decidiu por participar de uma das práticas mais controversas do projeto: deixar que seus tradicionais consumidores criem a nova logo ao invés de um profissional.

O novo logotipo foi desenhado por Trey Laird e sua empresa Laird + Partners, que têm servido como diretores criativos da Gap por muitos anos. O logo não mudava a 20 anos e a nova proposta está aliada à estratégia da marca em evoluir e se renovar. Resta saber se seus consumidores estão querendo essas mudanças, pois inovar só faz sentido se as pessoas reconhecem que a marca ainda é a mesma dos velhos tempos.

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