TV & Cinema

Cartoons: O abuso da nostalgia

By Lucca Leonardi

February 09, 2017

A indústria do cinema, principalmente em Hollywood, é conhecida por remakes, reboots, sequels e prequels de filmes e séries antigas de sucesso. Os grandes estúdios sempre preferem o dinheiro garantido por um título conhecido ao invés de criar algo completamente novo e único.

Apesar de termos muitos cartoons completamente novos e originais hoje em dia, como é o caso de Gravity Falls, Steven Universe ou Hora da Aventura; também estamos testemunhando o retorno de várias séries antigas que muitos assistiram quando tinham 8-10 anos de idade, garantindo o sucesso pela nostalgia.

A própria Cartoon Network tem crédito por produções novas, ainda mais pela Adult Swim, com Rick and Morty e Bobs Burgers. Porém, mesmo assim se rendeu aos pedidos de fãs e trouxe Samurai Jack de volta.

A questão é que além da Cartoon, várias outras emissoras estão aproveitando do fator nostálgico e seguindo o exemplo de Meninas Superpoderosas que já voltou com sucesso.

A nova abertura apresenta uma música nova e um estilo modernizado para os dias atuais.

Além do retorno para as telas pequenas, os desenhos antigos estão voltando para os cinemas, ontem mesmo foi divulgado o trailer de lançamento do novo filme de Teen Titans, que já foi recriado em “Teen Titans Go“.

Um exemplo fora do mundo da animação é a mega produção do filme dos Power Rangers, contando com Bryan Cranston como Zordon e com um orçamento estimado de 120 milhões de dólares. Nesse caso, como a franquia possui um nome gigantesco, passando por várias gerações, o objetivo financeiro deve ser atingido; ao contrário de outro filme recente que tentou a mesma estratégia, Max Steel.

Para ilustrar melhor como essa tendência também está migrando para as animações, eis alguns desenhos que estão planejados para retornar neste ano:

DUCK TALES

Assim como o Cartoon Network, a Disney também está apostando no retorno de Tio Patinhas e seus sobrinhos.

VOLTRON

Como a Netflix não gosta de perder tempo, Voltron já retornou após 32 anos em 2016 e foi renovado para uma segunda temporada esse ano.

HEY ARNOLD

 

It’s official, Hey Arnold! is coming back in not one, but TWO TV Movies! Art by Craig Bartlett, the creator himself. pic.twitter.com/5kp5fYDDr8

— Nick Animation (@NickAnimation) March 1, 2016

 

A Nick aposta em um de seus antigos sucessos no formato de filmes para televisão.

Em suma, por mais que muitos de nós desejamos que os retornos sejam bons e fiéis às versões antigas, o seu sucesso pode significar um ciclo vicioso semelhante ao de Hollywood, no qual remakes tomam o espaço de produções novas e criativas.