Sinapse por Carlo H. Neumark

Logo esqueceremos aquele cheirinho entorpecente da gasolina que sentimos ao abastecer o nosso carro. Este ano, diversas firmas pretendem lançar Urban Mobility Vehicles movidos somente a eletricidade para transporte individual, tal como o EN-V da General Motors ou o Taurus do Erik Lanuza. Esse gênero de veículos foi criado com a intenção de minimizar os danos ao meio ambiente e também diminuir os custos com gasolina. Os carros elétricos, junto com os híbridos, que são movidos através de um mix de eletricidade e gasolina estão lentamente roubando market share do mercado automobilístico. Atualmente o veículo elétrico individual mais conhecido é o Segway, que foi introduzido ao mercado em 2001, utilizando uma tecnologia que move o indivíduo ao debruçar-se para frente ou para trás. O principal concorrente do Segway surgiu em 2008, quando a Toyota lançou o “Winglet Personal Transporter,” que é menor, mais devagar e frágil comparado ao Segway. Assim, o Segway ainda lidera a disputa ao atingir 20 km/hora, enquanto o Winglet se esforça para atingir 6 km/hora.

            Os fabricantes de veículos convencionais, como a General Motors, afirma que até 2030, 60% da população estará vivendo em centros urbanos, excedendo a capacidade do transporte público de comportar esse crescimento. Consequentemente, mais companhias estão se empenhando em criar o que a G.M. chama de U.S.V. (Ultra small vehicles), demonstrando uma futura preferencia do consumidor de possuir carros elétricos e menores como o EN-V. Esse mini-carro, carregando dois passageiros, será completamente elétrico, atinge uma velocidade máxima de 40km/hora e poderá andar 40 km usando a capacidade da bateria.

Porém, este crescimento na preferencia por carros elétricos tem sido desenvolvida principalmente no modo híbrido, onde o motor elétrico funciona em conjunto com o de gasolina, assim economizando gasolina e preservando o meio ambiente. 1 a cada 4 consumidores nos EUA considera comprar um carro elétrico, aponta a pesquisa do Consumer Reports. Além disso, o mercado de híbridos representa 2.3% das vendas de carro nos EUA e cresceu 2.8% em relação a 2008. O mais conhecido é o Prius da Toyota que, atingiu o recorde de 1 milhão de vendas em abril de 2008, se consolidando como o híbrido mais cobiçado do mercado. A Toyota anunciou que desde o lançamento do seu primeiro híbrido em 1997, a companhia já vendeu mais de 2 milhões de veículos deste tipo.

 Mas se você for um amante da velocidade, não se desanime. A Ferrari, Porshe e a Lótus lançaram protótipos híbridos que mantém sua característica veloz: a Ferrari 599 V12, o Lótus Evora 414E e o Porsche Spyder V8, com capacidade de atingir 320 km/hora. Estes carros híbridos garantem também maior controle, pois o motor elétrico auxilia diretamente na tração traseira, o que possibilita diferentes potencias em cada eixo para fazer a curva perfeita.

Essa tendência atende a necessidade de todos—desde os ambientalistas para os fanáticos pelo ronco do motor. Em breve, teremos dificuldade de lembrar o que é parar em um posto de gasolina. Abastecer agora, só na tomada de casa.