Sinapse por André Kirsten, 07/06/2010

Não é de hoje que o Foursquare* vem despertando a atenção de muitas marcas. Um dos casos foi postado aqui recentemente. É o caso do fast-food de comida italiana Spoleto. Eles utilizaram o Forsquare como estratégia promocional, de forma que quanto mais um usuário dava “check in” no estabelecimento (comprovando a sua presença no restaurante através do software) ele tinha a chance de ganhar um prato grátis. Aquele que desse mais “check in” virava o “mayor” do local.

Outras ações, que antecederam esta, foram bastante comentadas pelo Mundo. Como é o caso de Starbucks, que oferecia bônus e produtos grátis para os usuários que dessem mais “check in” Starbucks de locais diferentes. Desta forma eles poderiam receber a insígnia de “rei” do estabelecimento e assim ganhar reconhecimento dentre a sua rede de amigos além dos benefícios dados peça marca.

Lógico que o Formsquare surgiu com a idéia de propiciar aos usuários o compartilhamento dos lugares aonde estão, da maneira mais fácil possível. A grande questão a ser analisada aqui é a maneira como as marcas estão trabalhando essa nova ferramenta de geolocalização.

Elas sacaram que somos carentes por reconhecimento e isso é uma macro tendência atual. Isso significa que precisamos contar para os outros que temos algo a mais do que eles, que temos um status só nosso (seja de “rei” ou “prefeito”).

Se pegarmos os últimos acontecimentos podemos comprovar isto através de todos os games que surgiram nas redes sociais nos últimos tempos. Se pegarmos o Farmville**, notamos que o grande sucesso do game só se deu pela capacidade que ele tem de contar a todos os seus amigos as suas grandes conquistas como fazendeiro. Desta forma a grande motivação do usuário era zelar por seu status.

Estamos imersos em uma cultura de reconhecimento e status.

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