#éoquetemprahj por Mariana Carvalho

“Ganhar prêmio ou vender produto?”. Com certeza essa é uma das questões que publicitários, bem como os criativos de plantão já se depararam e que, tal resposta, decidiriam suas “funções de ofício”!

Achei interessante a matéria que anda circulando pela web: a criação da nova categoria para o Cannes Lions 2011, o Creative Effectiveness Lions, que tem como objetivo analisar a eficácia da criação! Atrelando o fato de ser premiado e aumentar suas vendas tendo como incentivo uma propaganda eficaz, a nova categoria do Festival irá analisar exatamente isso: qual a estratégia, que terá um peso de 25% na nota final de cada peça; a ideia em si, também com 25% e, pra finalizar, os resultados obtidos com determinada propaganda, valendo 50% da nota. Entretanto, a competição de 2011 só vai aceitar inscrições das peças vencendoras do Festival deste ano, 2010, bem como das finalistas.

Segundo o presidente do Festival de Cannes, Terry Savage, o acréscimo de mais uma categoria tem como objetivo “estabelecer uma correlação direta entre a criatividade e a eficácia. Cannes Lions sempre tem sido, e sempre será, um Festival de Criatividade. Entretanto, mais do que nunca, o retorno sobre o investimento é crítico para o cliente e é importante reconhecer e homenagear esses critérios sem, no entanto, perder a essência do Festival”.

Os prêmios serão o Grand Prix e o prêmio Lions de Eficácia em Criação! Que venha o Festival 2011!

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