Todo mundo que acompanha o mundo da moda já deve ter ouvido sobre o cancelamento da marca Dolce & Gabbana. No final de 2018, a marca italiana lançou o vídeo da campanha de um desfile que aconteceria em Xangai e no vídeo aparece uma modelo chinesa tentando comer pizza, cannoli e macarrão utilizando hashis. No vídeo, ela mostra bastante dificuldade em comer daquele jeito, e ainda falam no fundo “ainda é muito grande para você, né?”. Já é fácil entender qual o problema dessa campanha; como ninguém percebeu antes de ela ser liberada, segue sendo um mistério, mas, após o lançamento da campanha, o desfile foi cancelado, e, com ele, a marca também.
A situação piorou ainda mais quando o perfil DietPrada publicou uma captura de tela mostrando a conversa de Stefano Gabbana com uma seguidora da marca, em que ele diz que o vídeo se refere a um tributo à cultura chinesa, e que, a partir daquele momento, em todas as entrevistas que ele fizer, ele irá falar que a China é “um país de merda”. Quando essa publicação viralizou, o estilista disse que seu perfil havia sido hackeado e que ele amava a China e a cultura chinesa.
A polêmica envolvendo a marca não foi esquecida; eles perderam um grande mercado consumidor na China e em diversos outros países em que o cancelamento foi apoiado. Assim, em março deste ano, se tornou de conhecimento público o processo milionário que a marca italiana está envolvida com as donas do perfil DietPrada, culpando-as pelo cancelamento do desfile, da marca, e pela perda de milhões em vendas no país asiático. Pode- se achar que a briga agora está apenas no tribunal, mas a mãe natureza parece discordar.
Na segunda-feira do dia 30 de agosto deste ano, o desfile da Dolce & Gabbana foi surpreendido por uma infeliz coincidência. No final do evento organizado em Veneza, ventos fortes começaram a soprar, e uma tempestade de granizo surgiu inusitadamente, atingindo os modelos que desfilavam a alfaiataria masculina, e todos que estavam assistindo. Em vídeos do desfile é possível ver os estilistas Stefano Gabbana e Domenico Dolce deixando a passarela tentando cobrir a cabeça com as mãos, como forma de se proteger do granizo. Pode se desculpar, processar e culpar os hackers o quanto quiser, mas pelo visto a natureza não perdoa tão fácil assim.