A Academia de Clichês é a responsável por todas essas fórmulas prontas que vemos no cinema. Os blockbusters que se apresentam com as antigas fórmulas de roteiro, o ‘mocinho’ nunca sendo atingido pelos tiros, o rapaz atrás da garota no aeroporto… Todos eles surgiram dali.

Para divulgar o Canadian Film Fest, que tem início amanhã, o comercial que teve criação da JWT – Canadá nos mostra como alguns dos maiores clichês do cinema funcionam e o porque querer escapar deles… Afinal, precisamos de inventividade, certo? Sair dos moldes é uma das premissas do festival.

“A técnica do clichê é 100% confiável. Tudo o que ensinamos já foi feito 1 milhão de vezes”, afirma o instrutor-chefe da Academia no comercial. Mas será que alguém ainda quer ver essas velhas fórmulas?

Assista ao comercial completo.

Em um contraponto ao combate das fórmulas prontas, citemos aqui a tese de Umberto Eco (autor de O Nome da Rosa) sobre os livros de Ian Fleming, criador de James Bond, o espião mais famoso da ficção.

Segundo Umberto Eco, as histórias de James Bond seguem a seguinte fórmula:

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Eco afirma que o sucesso da franquia de 007 é exatamente essa sequência que o público já espera. Ao se sentar com um livro de Fleming ou ao assistir a um filme de Bond, sabemos exatamente o que esperar e, portanto, sabemos que sairemos satisfeitos ao final da obra. Veja o ensaio completo de Eco clicando aqui.

Então vamos afirmar que qualquer clichê é um problema a não ser que se trate de James Bond, certo? E para terminar, 3 fotos de Sean Connery, o primeiro Bond nos cinemas.bond1_003 Diamonds-are-Forever Sean-Connery-as-James-Bond

 

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.