Sinapse por Mariana Carvalho

Você deve ter visto o vídeo que circulou pela web há uns meses: “Can I be your friend!?”, um vídeo viral feito pela produção da ópera 2 boys, de Londres.

Nas ruas, os caras perguntaram para várias pessoas se eles poderiam se tornar amigos, gerando total estranhamento de todos. O vídeo já gerou muitos comentários e não deixa a desejar em sua essência: porque nossas relações humanas (falo da vida real) estão tão frouxas?! Pra mim, as redes sociais sempre foram apenas mais um dos meios dos seres humanos se relacionarem, afinal, somos muitos (muitíssimos) sociáveis e, oras, precisamos disso. Ao meu ver, as redes sociais nunca substituíram ou substituiriam nossa relação offline, entretanto, essa mania de nos esquivarmos de contatos não acontece no virtual: temos menos medos, menos pudores, afinal, é na web que muitos gostam de, como se diz?! Criar uma identidade pessoal, nos mostrarmos, falarmos o que estamos fazendo, onde estamos, como estamos (na maioria das vezes, felizes, é claro).

Assista o vídeo abaixo e pense sobre isso: qual seria a SUA reação!? Muito diferente daqueles que apareceram no vídeo!? Porque nas redes sociais muitos não tem receios de adicionar desconhecidos, mas no “offline” (leia-se: vida real), somos todos fechados e apreensivos quando nossa privacidade e nossa zona de conforto são invadidas? Vale uma reflexão de como as redes sociais vêm impactando os nossos laços humanos.

Twitta aí @NewronioESPM @mapcarvalho