Sinapse por Gi Maradei, 01/04/2010
1o de Abril de 2010, quinta feira, nublada, véspera de feriado, aniversário do tio de quem escreve, e dia da mentira! Hoje todos nós nos divertimos um pouquinho mais, seja criando pegadinhas, seja inventando uma daquelas mentiras bem fantasiosas que adoraríamos que fosse verdade. Sabendo disso, aqueles que planejam campanhas e propagandas para divulgar seus produtos investem muito mais do que se imagina para não perder a oportunidade de provocar, brincar e fazer bastante barulho, levando suas marcas a fazerem parte do cotidiano de um dia que apesar de alguns sustos e as vezes de algumas decepções é uma delícia.
Sem mais embolação, separamos aqui as campanhas de 1o de abril que nos chamaram mais atenção, e não a toa estão sendo comentários de twittes, e-mails, e muitos outros blogs (adimito!). A primeira delas, foi realizada pelo The Sun com seus leitores ingleses. Em uma das suas páginas o jornal anuncia uma nova tecnologia de impressão: “A primeira página que você pode saborear” , tal anuncio vinha acompanhado da seguinte instrução “lamba aqui”. A verdade é que tudo não passava da impressão de sempre, mas de manhã, com tanta invenção maluca circulando por aí, com certeza teve gente que achou melhor confirmar, outras que nem desconfiaram, e talvez alguém que até sentiu um gostinho especial.
Outra marca que ousou enganar os seus consumidores foi a Toshiba, que anunciou hoje o primeiro laptop inflável o TubeTop Toshiba, e através de um vídeo explicou todas as funcionalidades do produto além de oferecer instruções de uso, apresentar diferentes modelos e fornecer um site para mais informações. Nesse caso, apesar do vídeo ser um pouco ridículo e causar certa desconfiança para aqueles que passa o primeiro de abril sempre atentos, o cliente só é avisado de que se trata de uma pegadinha quando tenta comprar o produto na página indicada e se deparam com a imagem que inicia este post.
Diversão para uns, decepção para outros, que chegaram a realmente se interessar pelo lançamento dão frutos como posts no twitter com olink para o video e a seguinte frase “é primeiro de abril, mas fiquei com vontade de comprar” (#ficaadica).
Seguindo toda essa tendência de propagandas temáticas no 1o de Abril, é lógico que a gigante Google não ficou de fora, e se apressou a lançar no Reino Unido um aplicativo que permiti que os animas sejam melhor compreendidos, ou seja um verdadeiro tradutor para a “língua dos animais”. Sustentado por uma série de declarações da própria empresa como “É um aplicativo do Android que esperamos que venha a nos permitir a compreender melhor os nossos amigos animais”, alem de vídeos como o que vocês podem ver abaixo e de um site que permite a todos baixarem o “translate for animals (beta)”.
As pegadinhas de hoje prometem! E pelo jeito vão fazer parte daquelas enormes mentiras que inventamos hoje, mas que bem que poderiam ser verdade todos os dias.
Twittando: @Gimaradei @NewronioESPM