Em – muito já! – breve, o que você conhece dos buscadores Google, Yahoo e similares será coisa do passado.

A “versão 2.0” dos buscadores online, termo chupado por mim mesma (!), está chegando para combinar com a famosa Web 2.0. Começou recentemente com o Google Accounts permitindo que na busca você delete links ou escolha seus favoritos (já comentamos isso no post de baixo, viu?). Mas, mais que isso, os buscadores serão muito mais inteligentes, enfim. A promessa é ser mais eficiente sabendo mais sobre o usuário. Saberão nossos passos, hábitos, gostos, preferências. Fica mais fácil de acertar assim, não? Contanto que haja uma maneira de manter nossa privacidade intacta, perfeito!

 

 

Já existe um ensaio do que está por vir, como o KosmixViewzi ou o Searchme. O primeiro busca ao mesmo tempo fotos, videos, links, comentários, audio, tornando sua busca muito mais eficiente! Quanto aos outros dois, são buscadores que inovam apenas na interface. Isso é, de fato, só o começo, porque com todas as mudanças – ultra-velozes – na internet, os buscadores não podem simplesmente parar no tempo. Buscas mais estruturadas para você achar especificamente o que quer. Buscas que, como se tivessem um GPS embutido, reconhecem sua localização com muito mais eficiência para que você não ache o “melhor restaurante japonês” em Salvador enquanto mora em São Paulo. Buscas em tempo real, permitindo que você saiba, por exemplo, quanto tempo demorará para chegar onde quer dependendo do horário que está planejando (principalmente em São Paulo, onde 5 minutos fazem grande diferença no trânsito nas principais vias). Buscas que utilizarão som e imagem, indo além da simples digitação. Buscas de vídeos mais dinâmica, de forma que não será preciso assistir a todo o vídeo para saber se é o que procura. Buscas personalizadas, onde você poderá fazer seus próprios comentários sobre os links e colocá-los na posição do ranking que preferir ou incluir na lista um site que prefira, tornando os buscadores colaborativos (!!!! até emocionei!!).

Sim, esse “futuro” está muito próximo. Como já disse antes: o futuro é hoje. E o iPhone, inclusive, já possui um aplicativo – o Midomi – que permite você encontrar qualquer música a partir de 10 segundos de gravação desta pelo rádio ou cantando. No buscador Zoomii você tira a foto da capa do livro ou game ou dvd/cd e acha informações sobre ele no Wikipedia e também a possibilidade de comprar. O SearchWiki já permite que a ordem do ranking seja alterada do jeito que você bem entender. O TinEye permite que você faça upload de uma foto e ache fotos semelhantes. O PicClick traz resultados de buscas no Amazon e o eBay em thumbnails.

 

 

As nossas amiguinhas Tags serão ainda mais importantes agora! Porque quanto melhor classificado, mais fácil será de achá-lo. Ou, talvez, as Tags estejam com os dias contados, uma vez que os buscadores tornando-se mais precisos aceitarão buscas mais complexas que vão além de apenas uma ou duas palavras. O importante é achar o que você quer exatamente e o mais rápido possível. Nossas vidas realmente estão cada vez mais digitais.

 

Drika Rodrigues, 25/03/2009 às 15:58

Agradecimentos à Revista W nº 105 pela matéria.