A Vice convidou o consagrado fotógrafo americano Bruce Gilden a dar uma crítica franca sobre fotografias de arte.

Gilden é um dos mais reconhecidos fotógrafos do mundo, viajou e expôs no mundo todo. Foi homenageado com diversos prêmios, incluindo o Prêmio Europeu de Fotografia, três National Endowment for the Arts Fellowships, e uma Japan Foundation Fellowship. Alem disso, ele é membro do Guggenheim, e faz parte da agência francesa Magnum.

bruce

A Magnum é uma cooperativa de fotógrafos criada em 1947. Ela causou uma grande revolução no mundo da fotografia. Na época em que foi criada, o conteúdo das fotos era o meio pelo qual o mundo conseguia ver o que acontecia fora de seu campo de visão. Ela trabalhava de forma que um grupo de fotógrafos tivessem todo o poder sobre as fotos, desde a negociação para grandes clientes, jornais, revistas, até gerenciando como e quem as faria, o que impulsionou a criação de diversas novas agências nesse molde.

Até hoje, a agência produz o que há de melhor em documentos fotográficos e mantém mais de um milhão de fotografias desde 1930.

captura-de-tela-2011-12-16-acc80s-12-37-36

A Vice então resolveu pegar um grande fotógrafo, representante de uma grande agência e colocá-lo para dar críticas à fotografias artísticas. O vídeo que foi apresentado como o “primeiro episódio”, dá a entender que será uma série que promete muito conteúdo artístico e um grande compartilhamento de conhecimento fotográfico. Apesar de relativo, é interessante entender a visão de alguém que teve grande reconhecimento e vem sendo premiado desde 1980.

Música, música e música.