Começou hoje a BRASIL GAME SHOW 2015, maior feira de games da América Latina. Estive lá conferindo e vou apresentar um panorama do que está rolando (e o que vai rolar) por lá. O evento está crescendo a cada ano e mostra a importância dessa indústria em território tupiniquim. Queria, antes de tudo, agradecer ao grande Giorgio Tumoli da Warner pelo convite VIP e pela força mais uma vez! O espírito lúdico agradece. =)
Mas vamos ao que importa: vamos falar sobre as impressões gerais da feira.
1-) Dois fatos me chamaram a atenção de cara: presença do varejo (Saraiva, Americanas etc.) bem mais forte que no último ano e área para produtores independentes maior e mais organizada. Este último ponto é bem importante, afinal, os indie games são uma peça chave em mercados de games emergentes como o Brasil. Os expositores estão mostrando material de primeira e mesmo os estúdios que não estão com jogos prontos colocaram protótipos bem acabados em seus stands.
2-) Games em destaque: Star Wars Battlefront (invadindo muitos cantos do evento), Assassin’s Creed Syndicate, Dark Souls III, Call of Duty Black Ops 3, Street fighter V, Lego Avengers, Guitar Hero Live, Rockband 4. Jogos independentes da Xbox Live e Playstation Network também figuram no stands e vale pegar uma fila ou outra para experimentar os títulos.
3-) Área de e-sports (aparentemente) maior que a do ano passado. O complicado de ir no primeiro dia (que é mais dedicado para imprensa, expositores e VIPs) é que você não pega o local extremamente cheio e com os grandes acontecimentos rolando.
4-) Área da Sony e da Microsoft mais amplas. Em um ano em que não há lançamento de consoles deve-se investir nos títulos exclusivos. Os stands de ambas as empresas estavam preparados com muitos consoles ligados.
5-) Definitivamente a BGS é um evento excelente. Ela é um sinalizador importante para um mercado que tem potencial como o mercado brasileiro e aponta rumos interessantes para o próximo ano em território nacional. É sensacional ver o espaço indie aumentando, sem falar na presença forte de YouTubers que congregam suas legiões de fãs para a feira.
Minha dica final: vá e veja!
Que a força esteja com a indústria de games brasileira! #GoGamers
Vince Vader
Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.
Você precisa fazer login para comentar.