ESPM

Branded Content – A salvação da propaganda

By Leo Amaral

September 29, 2015

Hoje de manhã, na ESPM, rolou o primeiro painel do Fórum ESPM Tendências em Comunicação, mediado pelos professores Vince Vader (Vicente Mastrocola para os íntimos) e Matheus Marangoni e com a participação de Gustavo Giglio (Update or Die), Otávio Juliato (Omelete) e Guilherme Camargo (Sioux Games)

O assunto em pauta é o Branded Content, conteúdo gerado e ou patrocinado por marcas que pode assumir qualquer formato, do tradicional jornalismo à formas mais recentes como quadrinhos ou mesmo games.

O primeiro assunto levantado foi em relação ao encontro que hoje acontece entre propaganda e áreas como música e entretenimento. Hoje é cada vez mais estreito o laço entre boa propaganda e produtos dessas áreas, que chamamos genericamente de “conteúdo”.

Marcas pagam fortunas para ter seu nome atrelado a conteúdos interessantes e relevantes para seus consumidores. Aliás, hoje em dia qualquer um e todo mundo pode ser produtor de conteúdo. O problema é saber filtrar o que é bom do que não é.

Essa filtragem, que dentro da internet recebe o nome de curadoria digital, é fundamental para que conteúdo relevante chegue até as pessoas certas. É, por exemplo, um dos principais focos do Update or Die.

Algo muito importante para as marcas é converter seus consumidores em fãs. Dessa maneira, passam não apenas a receber conteúdo mas também a procurar, compartilhar e, melhor ainda, produzir conteúdo (o chamado user generated content).

Por fim, discutiu-se brevemente o papel do branded content no futuro da propaganda partindo de seu cenário menos otimista: o adblocking. Gerações mais novas, cuja ideia de televisão são Netflix e Youtube, não estão familiarizadas com o tal intervalo comercial e sentem grande estranhamento com essa interrupção de seu divertimento.

O Branded Content é a forma que anunciantes têm para colocar a sua marca em contato com consumidores sem que isso interrompa a diversão. Já que a publicidade é a principal fonte de renda da maioria dos veículos ou produtores de conteúdo, estes têm seu retorno garantido.

Ou seja, com o Branded Content todo mundo sai ganhando.