A Best Buy tem uma novidade para aquelas pessoas que, minutos antes de viajar, percebem que esqueceram o carregador, por exemplo. No dia 1o de setembro, a empresa instalará em oito aeroportos americanos um novo ponto de venda que terá produtos como telefones celulares, headfones, aparelhos de mp3, entre outros. Porém, a maior novidade não é essa. Os terminais de venda serão naquele velho estilo das máquinas de lanchinhos e bichinhos de pelúcia. Na verdade, o estilo, que segue a linha “blue box” de suas lojas, não tem nada de velho, como dá pra ver na foto.

A empresa, que é conhecida pelas suas vendas on line, sempre percebeu oportunidades de mercado e reagiu de forma inovadora a todas elas. A Best Buy foi a primeira rede de varejo do segmento a comercializar hardware e software de DVD. Em 2000, inaugurou o canal de vendas na internet e, a partir daí, passou a estreitar cada vez mais a relação com seus clientes, dando suporte informático com atendimento 24 horas por dia, inaugurando, em todas as lojas da rede, quiosques da Geek Squad, fornecendo serviços informáticos e instalações a domicílio durante o horário comercial e oferecendo garantia estendida para todos os produtos, manual de instrução interativo e fórum de discussão on-line, mediante ao pagamento de uma taxa.

São inúmeras as ações feitas pelas empresas para se destacarem no setor. Mas, cá entre nós, esta vida de redes varejistas não anda lá muito fácil. Para Michael Bills, Diretor Administrativo da consultoria de varejo Fitch: RPA, em entrevista para o site Loja de Idéias, o sucesso de um varejista está calcado no vínculo emocional que ele cria com o cliente. Desta forma, com a Best Buy Express – nome dado às máquinas que serão colocadas nos aeroportos americanos – a empresa estreitou ainda mais a sua relação com os clientes. Não podemos negar que, ao ser socorrido por um desses novos terminais de venda, eles se tornam ainda mais fiéis ao lembrarem que a Best Buy estava “lá” na hora que eles precisaram.  

 

Marcela Alvarez, 15 de agosto às 17:33h.