No mundo, 40 milhões de crianças sofrem de abuso infantil. A informação é da World Health Organization, de 2001. Pouco mudou nesse meio tempo: em todos os países, crianças com menos 15 anos são agredidas de diferentes formas – verbalmente, fisicamente, psicologicamente e sexualmente.
Crianças e jovens que sofrem abusos infantis, além de sofrer durante o período do abuso, sofrerão diversas consequências, a curto e longo prazo, durante suas vidas. Quando falamos das consequências a curto prazo, podemos citar sequelas físicas, emocionais, sexuais, e sociais. Já quando nos referimos às consequências a longo prazo, podemos intensificar as citadas acima e acrescentar as sequelas comportamentais dos indivíduos.
A ONG britânica Barnardos, focada em ajudar crianças que sofrem de abuso, produziu o filme “Believe In Me” apresentando uma nova campanha para informar sobre o problema e o que fazem para resolver isso. O vídeo foca na ideia de que as crianças são capazes de atingir qualquer objetivo, não importa o que já tenham sofrido na vida. A campanha rodará na televisão e na imprensa do Reino Unido, além de estar disponível no YouTube.
Confira o vídeo “Believe in Me” abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=BWqDQnFi2g8
O que torna o vídeo especial é o fato de fugir do comum em vídeos de causas sociais. Não foi feito para sentir pena ou ser melancólico. Muito pelo contrário, a Barnardos faz sua marca ao mostrar a força que as crianças possuem. O funcionário da ONG Gill Holmes afirmou que “acreditamos que o futuro de uma criança não deve ser definido por seu passado”. E a Barnardos está fazendo a diferença.
Felipe Ritis e Stella Huertas