A ideia de algo mais sombrio para os quadrinhos da DC surgiu com as obras dos anos 80 de Frank Miller e Alan Moore, isso é inegável para a narrativa dos super heróis e por conta disso, a maneira como passamos a compreender os fardos de ser um super e salvar a humanidade dia a dia foi modificada.

Esqueça a ideia colorida do passado e histórias bem divertidas com detalhes bastante estéticos e grandiosos, pois o lado obscuro tomou conta das editoras. Entre tantas mudanças para os personagens amados, a grande diferença ocorreu com o vigilante de Gotham, o Batman, mas não foi somente o que os escritores trouxeram para o personagem dentro das HQ’s, mas na tão aclamada série de 92, Batman: A Série Animada.

tumblr_mbv04nBvai1qg6rkio1_500

A grandiosidade da série vai além de apenas fatores estéticos para os personagens e a cidade de Gotham, mas como isso foi feito e como inúmeros elementos de outras eras dos quadrinhos foram incorporados nas temporadas, sendo definitivas para abrir espaço para outros desenhos da Warner como Liga da Justiça e Superman.

Por se tratar de um desenho para crianças, a série buscou trabalhar os temas sombrios em questões muito mais psicológicas e nas tramas vividas tanto pelo morcegão quanto na origem de seus vilões. Ficamos familiarizados com os motivos que levam os vilões a cometer suas ações questionáveis e a batalha que Batman trava com eles, não para prendê-los, mas também libertá-los de seus problemas e medos.

2314209-batman_the_animated_series_villain_roster

É interessante observar como em quase todas as histórias do Vigilante de Gotham, os vilões sempre tiveram um papel muito mais forte e interessante que o próprio Batman. Basta perceber como as melhores cenas e diálogos são deixados para eles, seja com a versão de Ledger do Coringa, o Duas Caras de Eckhart ou Tommy Lee Jones, o espaço dos vilões foi sempre maior e os conflitos internos do Batman apenas se resumiam ao fato de ter perdido os pais. Mas com a animação de 92, vemos o herói e toda a complexidade e o fardo que ele carrega ao assumir o papel de vigilante de Cavaleiro das Trevas.

Enquanto nessa época o cinema caminhava para um Batman cada vez mais colorido e cômico, vale lembrar a versão de Joel Schumacher da armadura com mamilos e do Mr Freeze, a série animada nos apresentou um personagem com conteúdo que buscou desenvolver tramas pessoais, de cada vilão e a cidade de Gotham e todos os seus moradores.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.