Hoje vamos falar de um assunto que já foi publicado aqui, mas talvez de uma maneira menos didática: o que é uma plataforma de comunicação?

Vamos tentar abordar este assunto no sistema tradicional de perguntas e respostas, ilustrando com exemplos para que a coisa fique clara na cabeça de vocês.

Como podemos chamar uma plataforma de comunicação?

Existem diversas terminologias para este tópico sendo plataforma de comunicação uma delas. Podemos também chamar de posicionamento, ideia central, conceito, etc…

O que é uma plataforma de comunicação?

Ela é o norte para se fazer um bom trabalho criativo. Ou seja, o planejamento delineia um certo território (baseado em pesquisas quantitativas e qualitativas, análise de concorrência, aspectos culturais, etc..) e o departamento de criação vai trabalhar em cima daquela plataforma já que a mesma delimita o espaço e assim a campanha sairá com as características esperadas pelo cliente e acordadas no briefing.

Um exemplo: agência Droga 5 teve como desafio encontrar um posicionamento diferenciado para a marca esportiva Puma que fosse inovador e não entrasse no território de marcas como Nike & Adidas que abordam o tema esporte como se cada jogo ou competição fosse uma batalha. Assim, eles perceberam que existia uma área inexplorada: a dos “atletas” de depois do expediente, gente como a gente que gosta de jogar snooker, um pingue pongue ou boliche depois do trabalho. Pronto, a Puma achou seu nicho aqui e fez esta super campanha:

O case completo porde ser visto aqui

Já a Reebok fez um pouco diferente: trabalhou com os mesmos recursos visuais que as concorrentes Nike & Adidas mas enviou uma outra mensagem: seja um super atleta para você ser um ser humano melhor. Assim eles conseguiram fazer algo distinto, com a campanha Be More Human:

e se você quiser mais sobre esta campanha aqui também:

Como se chega a uma plataforma de comunicação?

Bom esta pergunta é a mais rápida para se responder: 99% transpiração, 1% inspiração. Como você pode ver acima, estas 2 plataformas são muito boas e – com certeza – algumas noites foram passadas em claro para se chegar nelas. Portanto você vai ter que ralar muito, estudar muito seus concorrentes, falar com o público-alvo, pesquisar um montão para encontrar um território realmente diferente, que possa oferecer os subsídios necessários para que os criativos possam fazer um trabalho realmente….criativo.

Boa sorte.

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Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

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