Esse ano foi cheio de “inovações” nas propagandas, incluindo milhares e milhares de pegadinhas. É sempre no mesmo estilo: atores contratados jogam cenas em público, causando estranhamento e até medo nas pobres pessoas desavisadas em volta.Pode ser que você tenha visto várias; da divulgação de “Carrie, a Estranha”, a de Carlsberg, etc.
Coube à uma agência canadense, a John St. contestar essa prática. Há um tempo atrás eles soltaram um vídeo em que uma mãe tinha seu bebê sequestrado de modo a promover uma marca fictícia de desodorante – “fique refrescada mesmo estressada”. Agora, eles publicaram mais um vídeo, em que um casal é surpreendido por “ladrões” enquanto dormem, mas que na verdade seria só uma comemoração dos amigos.
O vídeo, pingando sarcasmo, mostra insights dos profissionais que teriam sido responsáveis pela idealização de “ExFEARiential”, a linha da propaganda que só realiza ações que assustam o público. Supostamente, já que o medo dispara adrenalina no cérebro, a marca vai ficar literalmente marcada na sua mente para sempre.
Mas e aí? Será que as marcas estão indo longe demais ou isso é somente mais uma forma de exercer criatividade?